A língua portuguesa, assim como muitas línguas neolatinas, é cheia de meandros, de sinuosidades e, de repente, por isso seja tão encantadora, tão pouco previsível, a ponto de nos surpreender com seus “lusco-fuscos linguísticos”. O lusco-fusco é um momento do amanhecer ou do entardecer em que, devido à pouca luminosidade, não se tem uma visão nítida, exata do que se vê. Fincada nessa analogia trago três trincas de palavras que, por serem parecidas, podem causar dúvidas e incertezas a quem se depara com elas.

CLÁSSICO X ERUDITO

Aqui não vamos nos ater a um campo, como, por exemplo, o da música ou da literatura. Diz-se que algo é clássico quando influencia de tal maneira que ultrapassa o tempo, perdura para sempre na história. Em compensação, algo é erudito quando possui, revela erudição, uma espécie de “saber profundo”, uma instrução vasta, adquirida, sobretudo, pela leitura. Notem que é possível algo clássico ser, ao mesmo tempo erudito, e vice-versa, mas nem sempre isso acontece.

ENTONAR X ENTOAR

Mostram-se como sinônimos, no entanto, o verbo “entonar” também encerra outros significados à parte, certifiquem-se depois em um bom dicionário. Mas em quais sentidos os verbos “entonar” e “entoar” são equivalentes? Nos que seguem: “fazer soar”; “fazer ouvir, cantando”. É importante ter em mente que não há sinônimos perfeitos, daí serem “equivalentes” e não “iguais”.

ENLEVAR X ELEVAR

Temos aqui vocábulos parônimos, e essa aparência é tão somente quanto à estrutura deles, carregando sentidos bem diferentes uns dos outros. “Enlevar. 01. Causar arroubamento ou êxtase; encantar; arrebatar. 02. Deliciar, deleitar. 05. Ficar suspenso; absorto; maravilhar-se.” Em outro giro, temos o verbo “elevar” e seus significados, vejamos. “Elevar. 01. Pôr em plano superior; levantar; erguer; alçar. 03. Aumentar em número; preço; valor; fazer subir. 04. Aumentar o tom (a voz). 05. Exaltar, engrandecer.” Fica a dica.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email