Pesquisar
Close this search box.

Lula se reúne com líder tcheco e pede apoio em conferência do clima

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na terça-feira, em Brasília, o presidente da República Tcheca, Václav Klaus, para assinatura de acordo de cooperação comercial e demais negociações entre os dois países.
No encontro, o presidente Luiz Inácio pediu mais envolvimento do país visitante para as negociações sobre as mudanças no clima.
“Vamos reduzir em quase 40% nossas emissões estimadas para 2020. Acredito que todos os países, especialmente os mais ricos, devem fazer com que a cúpula de Copenhague produza resultados claros e ambiciosos”, disse o presidente brasileiro.

Trocas comerciais

O presidente Lula da Silva falou em seu discurso que as trocas comerciais entre Brasil e República Tcheca triplicaram desde o início de seu governo, chegando a US$ 670 millhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) em 2008. Ainda em tom positivo, Luiz Inácio afirmou que o ritmo de expansão do comércio bilateral deve aumentar mais, puxado pela retomada do crescimento da economia brasileira. O presidente disse acreditar que o PIB de 2010 terá crescimento superior a 5%.
Os dois países também negociaram um acordo de cooperação na área de Defesa, que poderá permitir intercâmbio no campo de operações internacionais de manutenção da paz.
Os dois governos pretendem também estimular diálogo entre universidades.

Conselho de Segurança da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Sem efetiva representação dos países em desenvolvimento, os organismos internacionais continuarão desacreditados. É esse ingrediente que fez do G-20 o principal foro de governança econômica mundial”, disse.
O presidente tcheco, por sua vez, saudou o Brasil como principal parceiro comercial na América Latina.
Klaus falou do futebol brasileiro e fez menção ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília, que tem origem tcheca.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar