Pesquisar
Close this search box.

Lula deve enviar hoje para o Senado indicação de Zanin ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar ao Senado Federal, nesta quinta-feira (1º/6), a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada por fontes do Palácio do Planalto.

O convite a Zanin foi feito oficialmente em encontro com Lula no Planalto, nessa quarta-feira (31/5). A expectativa é que o mandatário formalize a decisão em reunião no fim da tarde com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A vaga de Lewandowski no Supremo está em aberto desde 11 de abril, quando o ministro se aposentou. A demora em oficializar um nome não é de praxe. O último indicado por Lula, Dias Toffoli, em 2009, foi anunciado apenas 16 dias após a aposentadoria de seu predecessor, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

A suspeita é que Lula estava segurando o nome enquanto articula com senadores a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e no plenário do Senado. A votação é considerada prova de fogo de Lula na Casa Alta, que deverá testar o tamanho da sua base aliada.

Uma derrota seria acachapante para o governo. Isso porque desde 1890 apenas cinco indicações de presidentes foram derrubadas pelos senadores. Todas as rejeições ocorreram em 1894, no governo do marechal Floriano Peixoto. As informações são da Metrópoles.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar