Pesquisar
Close this search box.

Lula aposta na Unasul contra os ricos

A Unasul (União Sul-Americana de Nações) é a grande aposta do presidente Lula para combater o protecionismo econômico dos países ricos que impede o crescimento dos países em desenvolvimento. Sexta-feira na assinatura do tratado que cria o novo organismo multinacional na América do Sul, Lula disse que o crescimento da indústria e da agricultura e o grande potencial energético na região incomodam. Para ele, a Unasul dá estatura de ator global ao continente sul-americano. Unida, política e economicamente, a região que é detentora das maiores reservas minerais e ambientais do planeta terá grande peso nas decisões mundiais. “Uma América do Sul unida mexerá com o tabuleiro do poder no mundo”, afirma Lula.

DEFESA
No mesmo ato de criação da Unasul, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que foi tomada a decisão política de se criar o Conselho Sul-Americano de Defesa, mas a medida só sairá do papel dentro de 90 dias. Uma comissão já foi criada para estudar, em um prazo de três meses, a formatação do conselho.

# # #

LAMENTO
A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o Sindicato dos Jornalistas emitiram nota pública de pesar em que lamentam profundamente o falecimento do senador Jefferson Péres. “Símbolo da independência política, o senador lutou pela democracia durante toda a sua carreira com uma postura ética irrepreensível que serve de exemplo para gerações atuais e futuras”, diz a nota da AMB.

# # #

INFLUÊNCIA
O Brasil começa a ter influência decisiva no mercado mundial do petróleo. Segundo o jornal americano ‘Wall Street Journal’, a nova descoberta de petróleo na Bacia de Santos “esquenta especulações” sobre a ascensão do Brasil ao grupo dos grandes exportadores mundiais. O jornal econômico diz ainda que o país tem reservas suficientes para “aliviar a pressão sobre os crescentes preços do petróleo”.

# # #

FESTIVAL
Para definir os últimos pontos em relação à infra-estrutura e programação da 52ª edição do Festival Folclórico do Amazonas, o secretário Robério Braga e representantes das associações folclóricas participarão de uma reunião nesta segunda-feira (26), às 10 horas, no CCPA (Centro Cultural dos Povos da Amazônia).

# # #

AÇO
O IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia) informa que a produção brasileira de aço bruto subiu 7,1% em abril contra igual período do ano passado. Chegou a 2,9 milhões de toneladas. As vendas internas de laminados cresceram 19,4 por cento, para 1,9 milhão de toneladas. O aumento foi puxado pelas montadoras de automóveis (13%) e pela construção civil (29,9%).

# # #

CONY
Nos dias 27 e 28 de maio o Centro Universitário Nilton Lins realizará a 1ª “Jornada UniNilton Lins de Ciências Sociais” que terá como atração principal uma palestra proferida pelo escritor e jornalista Carlos Heitor Cony. O objetivo do evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Nilton Lins, é propiciar um debate e promover a integração de profissionais e acadêmicos.

# # #

LANÇAMENTO
Nesta segunda-feira, 26, a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) realiza o lançamento da quarta edição da Fiam (Feira Internacional da Amazônia), às 18h30, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo). O objetivo é divulgar o evento, reconhecido como a maior vitrine de negócios da Amazônia.

# # #

CULTURA
O diretor-presidente do Amazon Sat e do Portal Amazônia, Phelippe Daou Júnior, foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Velho/RO, com a comenda Amigo da Cultura. A homenagem premia os esforços em promover a cultura naquela estado. Para o presidente da Câmara, vereador Mário Jorge (PDT), Phelippe Júnior é uma das forças propulsoras da cultura de Rondônia, onde é muito difícil fazer e divulgar a art

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar