Distribuidora de produtos para a saúde e líder na fabricação de produtos têxteis e adesivos cirúrgicos, a Cremer S/A fechou o terceiro trimestre de 2007 com um lucro líquido ajustado de R$13,5 milhões, 89,9% superior aos R$7,1 milhões registrados no mesmo trimestre de 2006. O resultado exclui despesas não recorrentes com a abertura de capital, ocorrida em abril, e despesas financeiras (também não recorrentes) relacionadas ao pré-pagamento da dívida do ABN Amro Bank.
“Mantivemos a estratégia de aumentar nossa oferta de produtos, realizar vendas cruzadas e expandir nossa base de clientes”, afirmou o diretor financeiro, de novos mercados e de relações com investidores da Cremer, Bernard Hubenet. Segundo ele, a empresa conta hoje com 81 fornecedores e 3.122 itens para venda no setor de saúde. “Continuamos adicionando novos produtos ao nosso portfólio para sermos cada vez mais diferenciados em termos de mix de oferta, trazendo maior conveniência aos nossos clientes”, disse Hubenet.
Somente no terceiro trimestre deste ano, a companhia adicionou sete novos fornecedores e 111 novos itens à sua carteira.
Como consequência de tal estratégia de crescimento, a receita bruta consolidada da companhia no terceiro trimestre deste ano atingiu R$ 95,2 milhões; 10,7% acima do mesmo período do ano anterior. Já nos primeiros nove meses de 2007, este valor chegou a R$ 272,6 milhões; um crescimento de 15% em relação aos nove primeiros meses de 2006. O lucro bruto ajustado da empresa no terceiro período de 2007 foi de R$24,3 milhões, um crescimento de 8,2% face ao mesmo trimestre do ano anterior.
O número de clientes únicos atendidos entre janeiro e setembro aumentou 21,4%, passando de 37.801, em 2006, para 45.899. Deste total, o segmento odontológico foi um dos que mais se destacou, chegando a 10.717 clientes servidos nos primeiros nove meses de 2007, ou 47,5% acima do mesmo período do ano anterior.
Devido principalmente à recente expansão das iniciativas de marketing e do call center, com a contratação de mais colaboradores, visando acelerar o crescimento futuro, o Ebitda ajustado (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) atingiu R$12 milhões no terceiro trimestre de 2007 –retração de 3,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Em contrapartida, a margem Ebitda ajustada passou de 16,2% no segundo trimestre de 2007 para 16,7% no terceiro trimestre deste ano.
“Acreditamos que nossa estratégia de crescimento é validada pelo nosso Roce (Retorno Sobre Capital Empregado) gerencial, que atingiu 40,2% nesses noves meses anualizados –e pela nossa geração líquida de caixa, que atingiu R$8,4 milhões no terceiro trimestre de 2007”, disse Hubenet.
Mercado de capitais
Desde a abertura de capital, em 30 de abril de 2007 até o fim do terceiro trimestre de 2007, as ações da Cremer valorizaram 22%. O controle da empresa é difuso, o maior acionista individual tem cerca de 5,5% do capital e o “free float” (quantidade de ações no mercado) da companhia é de aproximadamente 96%.