Lucro da Ambev chega a R$ 2,346 bi no 1º trimestre

A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) registrou lucro líquido de R$ 2,346 bilhões no primeiro trimestre de 2012, o que representa uma alta de 12,3% na comparação com o resultado de igual período de 2011, que foi de R$ 2,088 bilhões. Este dado é o atribuído ao controlador, excluindo a participação dos acionistas minoritários.
Já o lucro consolidado, que inclui a parte dos minoritários, subiu 12,4%, para R$ 2,366 bilhões, ante os R$ 2,106 bilhões registrados no primeiro trimestre de 2011, neste mesmo critério.
O lucro líquido “normalizado”, antes de receitas e despesas especiais, chegou a R$ 2,346 bilhões, 12,3% maior que os R$ 2,106 bilhões de janeiro a março do ano passado.
Já o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) teve alta de 9,4%, para R$ 3,390 bilhões, com margem Ebitda de 46,9%, contração de 0,3 ponto porcentual ante os 47,2% no primeiro trimestre de 2011.
No critério “normalizado”, o Ebitda foi o mesmo: passou a R$ 3,390 bilhões, ou 9,4% superior ao do mesmo período de 2011, de R$ 3,098 bilhões, com margem Ebitda normalizada de 46,9%, 0,3 ponto porcentual a menos do que o 47,2% registrado.

Inovação e Carnaval refletem nas vendas

A receita líquida da operação Brasil avançou 6,8%, passando de R$ 4,595 bilhões para R$ 4,906 bilhões. “Inovação continua a ser fundamental para a nossa estratégia de expansão de receita, sendo que Antarctica Sub-Zero e Skol 360 trouxeram as maiores contribuições para o aumento do volume mainstream, enquanto Budweiser e Stella Artois continuaram a impulsionar o crescimento das nossas marcas premium”, explica o presidente da Ambev, João Castro Neves, em relatório de resultado.
Além de inovação, que se refere a novos produtos e embalagens, o desempenho comercial no Carnaval também foi destacado pelo executivo, principalmente os investimentos e ações ligados às marcas Skol, Brahma e Antarctica.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) normalizado teve alta de 5,9%, para R$ 2,474 bilhões, com margem de 50,4%, 0,4 ponto porcentual a mais do que a do primeiro trimestre de 2011. A receita líquida por hectolitro (ROL/hl) ficou em R$ 170,1, alta de 1,9%, enquanto o Custo do Produto Vendido (CPV) aumentou 7,2% e o CPV por hectolitro avançou 2,2%.

Volume de cerveja

O volume vendido de cerveja aumentou 4% , passando de 20,761 milhões de hectolitros para 21,585 milhões de hectolitros. Em receita, o montante foi de R$ 4,133 bilhões, 6,1% superior aos R$ 3,895 bilhões de janeiro a março de 2011.
O maior volume deve-se ao aumento de 0,7 ponto porcentual na participação média da Ambev no mercado nacional de cervejas, que ficou em 69%.
No mercado de refrigerantes, houve avanço de 0,4 ponto porcentual na participação média, para 18,1%, o que permitiu à empresa registrar aumento de 7,4% nos volumes vendidos, para 7,260 milhões de hectolitros no primeiro trimestre do ano. Em receita, o aumento foi de 10,3%, passando de R$ 700,3 milhões para R$ 772,7 milhões.

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