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Lojas do comércio varejista obtêm desempenho positivo

As opções diferenciadas de pagamento, como a abertura de crediário, e as ofertas lançadas pelas empresas varejistas da capital amazonense rendem resultados positivos. As facilidades atraem os olhares dos consumidores, principalmente das classes C e D, o que leva o comércio a um desempenho favorável no primeiro semestre de 2008.
A City Lar, por exemplo, registrou um avanço de 80% em suas vendas no período de janeiro a junho deste ano. De acordo com a analista de mar­keting da City Lar, Keytiane Barreto, entre os diferenciais da loja para atrair os clientes estão o preço acessível para todas as classes e o procedimentos utilizados pelos atendentes na hora das vendas.
Tanto naquela loja quanto na Esplanada e no Armazém Paraíba, os produtos que possuem maior demanda são os eletrodomésticos. Geladeiras, fogões, televisores e aparelhos de DVD representam, no caso da City Lar, um total de 65% das vendas nessas lojas.
A estimativa das empresas para este semestre é permanecer com o mesmo desempenho alcançado nos primeiros seis meses de 2008, e as projeções para épocas festivas são positivas. Com a proximidade de uma data comemorativa importante para o comércio, como o Dia dos Pais, as três lojas estão preparando ofertas com um grande mix de produtos. City Lar, Esplanada e Armazém Paraíba pretendem mexer nos preços de eletrodomésticos e celulares, principalmente para que os valores fiquem acessíveis para as classes C e D.

Crediário próprio impulsiona vendas nas empresas do segmento

O mercado atualmente disponibiliza uma grande facilidade para as formas de pagamento e uma delas é crediário próprio de cada loja. Houve um aumento no número de consumidores que efetuam seus pagamentos por meio de cartões de crédito da loja.
Há cerca de um ano e meio, a City Lar passou a disponibilizar crediário para seus clientes. No início, foram feitas 3.000 aberturas de crédito, hoje, são preenchidos aproximadamente 11 mil formulários para crediários, dos quais somente 50% deles conseguem aprovação. Antes de abrir o crédito, a loja faz consulta no SPC e Serasa para poder aprovar o crediário.
Segundo informações, as empresas registraram um índice de pelo menos 15% de inadimplência. As lojas possuem setor de cobrança interno que avisa os consumidores de seus respectivos débitos cliente dentro de um prazo de 60 dias após o vencimento da prestação. Após esse período, as lojas acionam agências de cobranças terceirizadas para entrarem em contato com os clientes.

Expansão da City Lar

A City Lar é uma empresa especializada em venda de eletrodomésticos e atualmente possui 17 lojas em Manaus. Conforme o gerente administrativo, José Mota, a rede inaugura pelo menos uma loja a cada dois meses. “Este ano já inauguramos três lojas e para os próximos 90 dias esperamos inaugurar outras três”, destacou.
Mota contou que em cada uma das novas lojas foram investidos aproximadamente R$ 700 mil, e a estimativa é de gerar pelo menos 200 novos empregos com a abertura dos próximos magazines.
A empresa inaugurou, na semana passada, uma nova loja na Cidade de Deus. Ainda estão em fase de construção duas novas unidades, a da Cidade Nova, e a outra na Darcy Vargas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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