Pesquisar
Close this search box.

Logística & Negócios

Um país, um estado, uma região, uma cidade ou mesmo um pólo gerador de negócios deve se utilizar de todas as possíveis metodologias de gestão logísticas contemporâneas disponíveis no mercado capazes de dinamizar e modernizar os seus processos internos e externos. Com o crescimento permanente da globalização, as fronteiras regionais e nacionais estão sendo abolidas e as organizações, dependem de uma infra-estrutura logística de suporte, tornando-as mais competitivas diante da internacionalização do processo produtivo e do consumo.

Para isso as organizações terão de se preocupar com a infra-estrutura de instalações e equipamentos, sistemas de comunicação, obter um programa contínuo de desenvolvimento da força de trabalho, cujo objetivo seja o de proporcionar aos colaboradores uma constante atualização e aperfeiçoamento nas técnicas de gestão, tanto operacionais quanto administrativas; formando uma rede integrada de fornecedores, industriais, distribuidores e empresas de prestação de serviços logísticos; otimizando os custos e melhorando a qualidade dos serviços, na tentativa de manter o fluxo global de mercadorias. Desta forma, surgem as localizações logísticas que reúnem ao menor custo, níveis de serviços para determinadas mercadorias, através dos modelos de Plataformas Logísticas.

Soluções inovadoras

O mundo está cada vez mais globalizado e necessitando de soluções inovadoras que permitam aumentar as movimentações e armazenagens de produtos e serviços necessários para o equilíbrio global. Portanto, torna-se necessário introduzir a inteligência logística aliada ao conceito de Plataformas Logísticas Regionais visando a sedimentação dos modelos que possibilitem equacionar a efetividade das redes neurais logísticas regionais, nacionais, internacionais e globais.

A elaboração e a implantação de tal modelo trará alguns benefícios gerais, como: racionalizar a atividade logística, fomentar a intermodalidade, promover ganhos ambientais, contribuir para o desenvolvimento sustentável, aumentar a competitividade das operações logística, melhorar o fluxo de acessibilidade e mobilidade entre outros.

Principais benefícios

Já para região amazônica os principais benefícios poderão ser: o aumento da sinergia no processo produtivo, o incremento na receita financeira da região, a redução de custos de fretes e da produção em geral, a melhoria das instalações físicas adequadas para atender cada perfil de cliente, a melhoria da infra-estrutura (logística e de telecomunicações) com capacidade para executar conexões internas e externas entre outros benefícios.

Os modelos empreendedores logísticos buscam incessantemente os vultuosos lucros, todavia essa ótica tem se modificado ao longo do tempo, os lucros passam a ser conseqüência da conjunção dos fatores sugeridos anteriormente, inclusive as questões ambientais.

Preocupação ambiental

Finalizando, a preocupação ambiental é uma realidade nas organizações modernas. O meio ambiente tornou-se tema de primeira ordem para empresários preocupados com o crescimento global e diferenciado que precisam dar as suas organizações. Os programas como SGA (Sistema de Gestão Ambiental), PGA (Programa de Gestão Ambiental) e ISO 14001 deixaram de ser siglas herméticas para integrarem de forma concreta a estratégia de negócios entre empresários e a sociedade.

Não se trata de um despertar tardio da consciência ecológica no ramo empresarial e sim de uma estratégia que pode levar a vantagens competitivas ao promover a melhoria contínua dos resultados ambientais da empresa. Sem falar da minimização dos impactos ambientais das atividades empresariais, que resultarão em considerável ganho financeiro, além de favorecer ao crescimento focado na sustentabilidade.

a coluna é publicada às quartas-feiras e é elaborada sob a coordenação do engenheiro civil Olavo Tapajós,
doutorando no Programa de Planejamento de Transporte.
E-mail: [email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar