2 de março de 2021
Selecionar fornecedores é importante

Um dos principais objetivos do processo de compras é conseguir que o produto atenda aos princípios de uma boa aquisição, para tanto, é importante que atenda as seguintes questões: qualidade, quantidade, prazo de entrega e preço. Quando a organização toma a decisão de comprar, a segunda grande decisão é selecionar de forma adequada os fornecedores. Um bom fornecedor é aquele que tem a expertise para fabricar o produto dentro das especificações desejadas, na quantidade informada, sabendo administrar seu negócio com eficiência, eficácia e efetividade suficiente para gerar lucros, com os seus preços competitivos. É importante observar que existem fatores determinantes que influenciam na escolha de um bom fornecedor.

Os principais fatores determinantes que influenciam na correta
escolha dos fornecedores são:

Habilidade técnica

O fornecedor deve ter habilidade técnica para produzir ou fornecer o bem desejado, além de ter um programa de desenvolvimento e melhoria para o seu produto ou serviço. Esse mesmo fornecedor pode auxiliar na melhoria dos produtos. Algumas vezes, o fornecedor pode sugerir mudanças na especificação do produto que irão melhorá-lo, reduzindo os seus ristos consideravelmente.

Capacidade de produção

A produção deve ser capaz de satisfazer às especificações do produto de forma precisa, gerando o mínimo de defeitos nos produtos acabados. Isso significa que as instalações do fornecedor deve atender a qualidade e quantidade dos produtos contratados. Além de possuir um excelente programa de qualidade, gerenciamento da força de trabalho, gestão do planejamento da produção, para garantir os níveis de serviço estabelecidos nos contratos comerciais.

Confiabilidade

Talvez seja um dos fatores mais importantes, pois ao selecionar um fornecedor, é desejável que se escolha um fornecedor confiável, de boa reputação, além da sólida capacidade financeira. Essa relação deve se pautar num ambiente de confiança mútuo, facilitando a solidez da parceria.

Logística do pós-venda

Na grande maioria das vezes o produto precisará de peças de reposição ou mesmo apoio técnico, o fornecedor deve ter um excelente serviço de atendimento do pós-venda. Pois, caso isso não concretize todos os esforços feitos na logística de suprimento, produção e distribuição não servirão para nada. Portanto, a excelente logística do pós-venda garante o retorno dos clientes a cadeia logística diversas vezes.

Localização do fornecedor

Sempre é desejável que o fornecedor esteja próximo ao mercado produtor, ou pelo menos que mantenha um estoque próximo à linha de produção. Uma boa localização pode redundar numa redução considerável do tempo de reposição, como também nos custos envolvidos nos transportes, além de facilitar as entregas rápidas quando houver necessidade. Finalizando, existem outros fatores que influenciam na seleção de fornecedores como: capacidade de fluxo de caixa, envolvimento com programas sociais e ambientais, termos de crédito, entre outros.

Esta coluna é publicada às quartas-feiras e é elaborada sob a coordenação do engenheiro civil Olavo Tapajós,
doutorando no Programa de Planejamento de transporte.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email