Pesquisar
Close this search box.

Livros do projeto “Biografias Colaborativas” revelam histórias de superação

Contar cinco diferentes histórias de vida e mostrar a superação de mulheres que persistem na luta diária para vencer por meio do empreendedorismo. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Biografias Colaborativas”, desenvolvido em Manaus desde o mês de abril e que está na fase final. Em novembro, os livros biográficos que contam as histórias de Chay Santos, Maíse Ribeiro, Michelle Leite, Rute Lima e Vanda Ortega devem ser lançados. O conteúdo é inspirador e traz uma mistura de sonhos, coragem, garra e talento.

Nos últimos meses, as biografadas participaram de treinamentos e consultorias de empreendedorismo, com o foco nos negócios que cada uma cuida. O quinteto também concluiu as conversas para a construção das biografias. Entre os momentos já vivenciados, também estão os ensaios fotográficos para as capas dos livros e a produção do vídeo que contará o cotidiano e a transformação que o projeto vem impactando na vida de cada uma delas.

Os livros detalham também uma série de percalços que as biografadas enfrentaram, entre as situações, a fome e violência, mas sobretudo, a luta individual de cada uma delas para superar esses episódios, e isso é um outro ponto interessante de cada obra.

Motivação

Cada relato foi cuidadosamente captado. Como em uma linha do tempo, memórias, fotos, objetos e lugares foram revisitados e deram espaço à criatividade das biografadas em contar conflitos, dilemas, obstáculos, desafios, aprendizados e conquistas.

A chef de cozinha Michelle Leite, de 34 anos, lembra algumas das tantas reviravoltas que contará no livro. “Perdi minha mãe para o câncer e não foi fácil. E é na cozinha que empreendo e busco a superação. Assim como a de muitas, minha história é de luta e é isso que me motiva a participar do projeto e espero inspirar outras mulheres”, disse.

Capacitação

O projeto Biografias Colaborativas, por meio de consultoria especializada, capacitou as biografadas com a expertise de profissionais renomados do empreendedorismo de Manaus, para que, além dos livros, a história de sucesso de cada uma possa ter continuidade, em seus negócios.

A publicitária e produtora de moda Chay Santos, de 31 anos, é uma das biografadas e ressalta que o investimento em sua carreira tem sido o grande diferencial desse projeto. “O Biografias está sendo a realização de um sonho na minha carreira de empreendedora e superou minhas expectativas pela grandiosidade. Melhorei gestão, postura e outras coisas que eu precisava pensar como empreendedora. Eu estou muito feliz em fazer parte disso tudo”.

Identidade 

Em Manaus, parte da cultura de formação da população transpassa a identidade indígena. No Parque das Tribos, o primeiro bairro indígena da capital, vivem mais de 700 famílias de 35 diferentes etnias, entre elas, os witoto, que lutam para manter sua cultura viva. Liderança de seu povo, a técnica de enfermagem e costureira Vanda Ortega, de 33 anos, também terá sua história contada em livro. 

“Aqui só sou uma voz falando, por trás de mim existem outras mulheres. E isso para nós, mulheres witoto, representa o fortalecimento do nosso trabalho e da nossa cultura. E com o livro, certamente, vamos mostrar um pouco das nossas lutas e, inspirar outras mulheres, jovens, certamente nos enche de muita alegria”.

Superação

Com olhar marcante, desenvoltura, adereços e movimentos vibrantes dos quadris ao som de música árabe, a dança do ventre tem espaço na cena manauense. A coreógrafa, bailarina e professora Maíse Ribeiro, de 53 anos, resgatará, em sua biografia, a violência e os abusos sofridos na infância e, contará sobre como conseguiu vencer por meio da dança.

Coreógrafa Maíse Ribeiro encontrou na dança do ventre um meio para superar traumas e dissabores da vida – Foto: Divulgação

“Eu me sinto revigorada em ver e rever a minha história. A minha biografia envolve pedofilia, negligência emocional, pressão psicológica, abuso infantil. E eu vejo como um norte para mulheres, pois se eu sobrevivi, ao que eu passei durante minha infância e estou viva hoje, construindo outras mulheres, transformando outras mulheres por meio da dança, quero inspirá-las a vencer, como eu venci”.

Mulheres 

O projeto Biografias Colaborativas, destaca ainda a importância do papel da mulher na sociedade. A advogada e consultora ambiental Rute Lima, de 41 anos, revela que sua história vai inspirar outras mulheres, pois todas se entrelaçam de alguma forma.

“O projeto significa oportunidade de contarmos nossas histórias de vida e superação. Vou contar do meu acidente para que outras mulheres se reconheçam nessas histórias e vejam que elas não estão sozinhas. Não só elas, mas as mulheres trans e as LGBT vão se sentir representadas. Porque quando a gente fala de mulher, tem um universo muito grande feminino e eu sou parte desse universo, sou mulher negra, deficiente e LGBT”.

Livros

As biografias de cada uma das cinco mulheres foram contadas por biógrafas exclusivas. O lançamento das obras está previsto para o mês de novembro e serão disponibilizados para venda em livrarias da cidade e site. Os valores referentes aos direitos autorais da venda dos livros serão repassados para as biografadas. 

Em convergência de mídias, o último capítulo será em branco, pois a renda das vendas será direcionada ao negócio de cada empreendedora. Assim, essas histórias inspiradoras continuarão sendo escritas a muitas mãos. Desta vez, com a participação do leitor que incentivar o projeto. Os capítulos finais dos livros serão disponibilizados no site do projeto -um mês após o lançamento – para que haja interação com os leitores que adquirirem os exemplares.

O projeto Biografias Colaborativas é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Águas de Manaus, idealizado pela NBS SoMa, com realização da Sagre Consultoria, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Para o diretor-presidente da concessionária Águas de Manaus, Thiago Terada, incentivar projetos como o Biografias reforça os laços da empresa com a população da capital. “O projeto Biografias Colaborativas mostra que a concessionária está imersa na realidade local e vive o dia a dia da cidade. Temos cinco grandes mulheres, que sonham e lutam para manter vivo seus negócios e sonhos. Estamos atuando para transformar a vida delas e dar visibilidade para que elas possam inspirar outras mulheres, por toda Manaus”, ressalta.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar