16 de abril de 2021

Livro ensina como produzir farinha mista de banana verde e de castanha-do-brasil

A educação alimentar no Brasil, principalmente em famílias com crianças em idade pré-escolar e escolar, a cada ano tem merecido mais atenção e originado programas institucionais e leis federais voltados à garantia da segurança alimentar e nutricional

A educação alimentar no Brasil, principalmente em famílias com crianças em idade pré-escolar e escolar, a cada ano tem merecido mais atenção e originado programas institucionais e leis federais voltados à garantia da segurança alimentar e nutricional. Ampliar o acesso da população a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade, com a valorização dos produtos da agricultura familiar e o desenvolvimento da economia local é uma das metas que envolve esforços das mais diversas áreas, em especial a pesquisa.
Na publicação Farinha mista de banana verde e de castanha-do-brasil, recém-lançada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Acre (Rio Branco/AC), estão reunidas as principais orientações sobre como investir na produção desse tipo de alimento, comprovadamente rico em energia e em valor protéico. Além do baixo custo de implementação, o acesso à matéria-prima necessária ao empreendimento é uma das vantagens para que o produtor familiar se inicie na atividade.     
Parte da coleção Agroindústria Familiar, o novo título foi desenvolvido com o objetivo de oferecer ao micro e ao pequeno produtor, bem como ao empresário rural,  conhecimento sobre o processamento industrial das farinhas de banana verde e de castanha-do-brasil e da farinha resultante da mistura, desde a recepção ao armazenamento. Todo o conteúdo referente às boas práticas de fabricação (BPF), tema de um dos capítulos do livro, tem como base o previsto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Totalmente ilustrada e de fácil compreensão, a publicação oferece ainda a planta baixa de uma agroindústria, mais a lista completa de equipamentos e utensílios para a sua montagem e funcionamento.
Coleção Agroindústria Familiar – Farinha mista de banana verde e de castanha-do-brasil pode ser adquirido por R$ 10,00,  diretamente na página eletrônica www.embrapa.br/liv; por meio do telefone +55 (61) 3448-4236; do fax +55 (61) 3448 2494; ou, ainda, pelo e-mail [email protected] O atendimento da Livraria Embrapa é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no seguinte endereço: Embrapa Informação Tecnológica – Parque Estação Biológica – Av. W3 Norte (final) – Caixa Postal 040315 – Brasília/DF – CEP 70 770-901.
Além deste título, fazem parte da Coleção Agroindústria Familiar outros temas, entre os quais: Batata frita, Água de coco verde refrigerada, Hortaliças minimamente processadas, Polpa de fruta congelada, Queijo parmesão, Queijo prato, Queijo muçarela, Queijo minas frescal, Queijo coalho, Licor de frutas, Peixe defumado, Tofu, Aperitivo de soja, Palmito pupunha in natura e em conserva e Algodão em pluma.
Fonte: Embrapa Informação Tecnológica – Brasília – DF

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email