Livrarias pretendem investir em expansão

Apesar de serem unânimes em afirmar que falta no amazonense, e no brasileiro de maneira geral, uma cultura de leitura de livros, os executivos das livrarias de Manaus projetam um incremento no volume de vendas em até 10% neste ano, ante 2006. Aproveitando o bom momento do mercado, a Valer, por exemplo, anunciou investimento em nova unidade a partir de 2008, quando aplicará cerca de R$ 1 milhão na implantação de uma livraria dentro das instalações da Uninorte, no centro da cidade.

Segundo o proprietário da Valer, Isaac Maciel, a projeção é que as vendas de livros tenham um incremento médio de 25%, no próximo ano. “Como parte da nossa estratégia de expansão, deveremos inaugurar uma unidade por ano durante os próximos dez anos, e vemos potencial para isso porque há uma conscientização cada vez maior da necessidade de se investir em livros”, afirmou.

A empresa amargou nos últimos cinco as conseqüências da falta de planejamento estratégico em sua última expansão, quando chegou a contar com nove unidades e empregar 110 funcionários. Nos últimos três anos, a Valer passou a funcionar apenas na sua unidade da rua Ramos Ferreira, Centro, onde ­emprega 30 pessoas. “Tivemos que pagar o custo nesse período, mas agora estamos retomando o processo de crescimento da maneira correta”, ressaltou.

Líderes de venda

Tendo como público-alvo os estudantes universitários, a livraria vende cerca de 10 mil exemplares por mês, sendo os didáticos responsáveis por 50% do volume total de vendas, seguidos dos regionais, que representam 25%.
“Temos notado uma leve queda na questão da leitura geral, como os best-sellers e auto-ajuda, que era o tipo de leitura que sustentava o nível de vendas nas livrarias. No entanto, por conta da proliferação de cursos e de instituições de ensino superior, há um contrabalanceamento nesse processo, pois as pessoas estão dando preferência nas leituras relacionadas aos estudos”, explicou Maciel.

Nacional implementa atendimento via internet

Embora anunciando investimentos menos volumosos que o da Valer, a Livraria Nacional é outra que aposta na expansão do setor à longo prazo. A empresa está investindo cerca de R$ 100 mil em projeto de vendas pela internet com sistema de entrega em domicílio, que deverá estar pronto no início de novembro.A expectativa é que as vendas cresçam pelo menos 40% com a informatização.
Para o proprietário da livraria, José Maria Mendes, embora a expectativa seja de alta nos próximos anos, ainda não há público em Manaus para investimento em novas unidades. “Não é a criação de mais livrarias que deverão alavancar o número de leitores. É preciso que haja ações públicas dos governos para o estímulo à leitura”, afirmou.

Tecnologia e acervo

Segundo Mendes, o objetivo é tornar a livraria a mais atualizada da cidade, onde atua há 32 anos. A Nacional vende mensalmente cerca de 5.000 livros, sendo que a projeção de expansão em 2007 em relação ao exercício anterior deve ser de 25%, graças à ampliação do acervo bibliográfico e novos contratos com diversas editoras de todo o país.

Para as bibliotecas das instituições de ensino superior locais, a livraria opera com descontos que varia de 15% e 20% de desconto. “Queremos possibilitar a aquisição do maior número possível de livros por parte dessas instituições para que os alunos tenham sempre uma literatura atualizada de sua área de atuação”, disse Mendes.

A estratégia de vendas da Nacional que tem levado a expansão acentuada até setembro deste ano é a aposta no maior número de exemplares vendidos a preços mais baixos. Como exemplo, os alunos que queiram adquirir mais de dez exemplares, há descontos que chegam a 15%. “Outra novidade é que a partir do dia primeiro de novembro, disponibilizaremos o cartão do professor, que passará a ter descontos de até 30% nos livros”, disse.

É difícil viver da venda de livros, diz empresário

Para o diretor da Livraria Lira, Erick Lira, a projeção de crescimento desse ano

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email