Pesquisar
Close this search box.

Limão: conheça os seus benefícios

Em um primeiro momento, ele pode até causar certa estranheza ao paladar por conta do gosto azedinho e bastante ácido. Mas basta encontrar a dosagem certa, ou combiná-lo com outros ingredientes, para preparar bebidas e pratos que aliam sabor marcante e refrescante. Isso sem falar no famoso chazinho de limão, receita de gerações, que é tiro e queda contra gripes e resfriados. Mas se engana quem pensa que os atrativos dessa fruta se limitam a isso. Barato e fácil de encontrar no supermercado ou na feira, o limão reserva, por trás da simplicidade aparente, substâncias que o tornam um item precioso no cardápio. Para dizer o mínimo, seu consumo regular promove uma limpeza geral no organismo e melhora o funcionamento de uma série de órgãos. Se do ponto de vista da saúde a ideia já é pra lá de animadora, espere até saber que existem outras vantagens, uma espécie de bônus que promete atender aos apelos da vaidade: o fruto também é eficaz para auxiliar no processo de emagrecimento e deixar pele e cabelos mais bonitos e viçosos. É alimento para não botar defeito!

Detonador de gordura
Nutrientes poderosos e importantes fazem parte da composição dessa fruta, que se trata de um verdadeiro bálsamo para o organismo. Dentre tantas presenças marcantes, uma substância merece destaque: o ácido cítrico. A laranja e a mexerica também apresentam esse nutriente, mas o limão ocupa o topo do pódio, com o teor de 6% para cada 100 gramas. “Esse ácido tem função adstringente, que auxilia na dissolução de toxinas e na quebra das moléculas de gordura”, esclarece Alessandra Guerra, nutricionista (SC). Ao contrário do que sugere seu gosto amargo, o limão não aumenta a acidez presente no organismo. Pelo contrário: uma vez ingerido, o ácido cítrico age como alcalinizante, equilibrando o pH sanguíneo. O que você ganha com isso? Muito, pode acreditar. “A acidez do sangue prejudica as células e favorece a incidência de várias doenças. Um sangue mais alcalino, por sua vez, faz o corpo trabalhar de forma harmoniosa e ativa o metabolismo, facilitando a queima de calorias”, garante Pollyana Esteves, nutricionista.

Beleza de dentro para fora em minutos
Mesmo diante de tantas qualidades, seria uma grande injustiça deixar todos os méritos do limão por conta do ácido cítrico. Outro componente importante da fruta é a vitamina C, cujo potencial benéfico é bastante conhecido. Com seu consumo, a primeira a levar vantagem é a saúde: o nutriente reduz a suscetibilidade às infecções, inibe a oxidação do colesterol LDL, participa do processo de cicatrização e atua na produção das substâncias responsáveis pelo bem-estar. “Ela tem ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres, que podem desencadear doenças degenerativas e são os grandes vilões do envelhecimento precoce da pele e dos cabelos”, diz Alessandra Guerra. Para dar um breque nos prejuízos causados por esses desagradáveis inquilinos e não aparentar uns aninhos a mais, um bom antídoto é a tradicional limonada suíça, feita com um copo (200 ml) de água e dois limões (com casca e tudo!) batidos na centrífuga ou no liquidificador. Então, é só coar e consumir na mesma hora. Não deixe para tomar depois, pois o contato com o ar faz que a vitamina C se oxide rapidamente e a fruta perca parte das propriedades terapêuticas. Por isso, atente-se à dica: se partir um limão e não consumi-lo inteiro, o melhor é acomodá-lo em um pires e cobrir com uma xícara, para conservar seus nutrientes. E já que o assunto da vez é a manutenção da beleza, aí vai mais uma informação interessante: com a faxina no organismo, melhora da digestão e redução do mau colesterol, a circulação também é beneficiada. E disso você já sabe: ela é uma aliada importante na prevenção de males que podem comprometer a aparência da pele, como a celulite e as varizes.

Intestino bem regulado
O bom funcionamento do aparelho digestório está intimamente ligado às várias funções orgânicas. Além de processar os nutrientes e eliminar o que não será aproveitado pelo corpo, ele também atua no humor — já que 90% da serotonina é produzida no intestino — e no sistema imunológico. E adivinhe só quem pode dar aquela forcinha para essa engrenagem, tão essencial, entrar nos eixos? “O limão tem resultados excelentes, tanto no tratamento do intestino solto quanto em casos de prisão de ventre, pois equilibra e fortalece a flora intestinal. Vale dizer ainda que ele possui ação laxante e diurética leve, outro fator que contribui para que o corpo se livre dos resíduos que precisam ser excretados”, garante Pollyana Esteves. Quem conhece esse benefício há muito tempo são os indianos. Os estudiosos da medicina tradicional do país, chamada de Ayurvédica, já apontavam, em seus escritos mais antigos, que o limão seria um ótimo aliado para despertar o sistema gastrointestinal e melhorar a digestão. A indicação, que também tem sua eficácia reconhecida por médicos e nutricionistas ocidentais, é muito simples. Basta beber diariamente o suco de um limão diluído em meio copo de água morna, logo ao acordar, ainda em jejum.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar