Pesquisar
Close this search box.

Líderes tentarão modificar pontos discordantes

Lideranças no Senado se preparam para orientar suas bancadas sobre o exame dos itens aprovados pela Comissão da Reforma Política. O relatório da comissão será entregue ao presidente do Senado, José Sarney, na quarta-feira (13). As propostas vão à CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e, posteriormente, ao Plenário. Apesar de otimistas, os líderes ouvidos pela Agência Senado são cautelosos ao falar sobre a conclusão da reforma no Congresso.
Todos consideram os temas em debate complexos e polêmicos, a começar pelo sistema proporcional de lista fechada, modelo aprovado pela comissão para eleição de deputados e vereadores. Os partidos que defendem modelos rejeitados pela comissão, como o “distritão” e distrital misto, já anunciaram que irão recolocar suas propostas.
Os senadores preveem que a polêmica será ainda maior na Câmara dos Deputados. Como a articulação entre as duas Casas ainda está no início, os líderes não arriscam qualquer previsão sobre o futuro da reforma. Veja o que pensam alguns líderes:
Humberto Costa (líder do PT): Muitos dos temas defendidos pelo partido foram aprovados na comissão, sendo um resultado além do esperado. O partido se posicionará contra a possibilidade de candidatura avulsa. No que se refere a regras para suplentes, o PT quer garantir que o senador não perca o mandato caso se afaste por mais de quatro anos, e que possa se afastar para assumir qualquer cargo no Executivo.
“Também queremos ‘destrinchar’ as regras para financiamento público de campanha e aprovar lei que regulamente a forma como os partidos definirão a prioridade na lista”, disse, ao citar a realização de prévias como uma possível regra.
Romero Jucá (líder do governo no Senado): O senador pelo PMDB considera o trabalho da comissão “um primeiro passo” para a reforma política, ressaltando que agora “cada senador e cada partido se manifestará sobre a melhor reforma para o país”.
Jucá considera que as propostas aprovadas na comissão têm “alguns equívocos”.
“O voto em lista é um equívoco e a candidatura avulsa é um equívoco. Quero debater tudo isso, mas dentro das regras democráticas”, afirmou.
Ele defende o “distritão” e lembra que, nesse modelo, não existe coeficiente partidário, o que já elimina a necessidade de coligação ou federação de partidos.
Jucá lembra que parte essencial da reforma afetará a forma de eleição de deputados, tornando o consenso ainda mais difícil na Câmara.
“Há muita polêmica para passar debaixo da ponte”, observou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar