Vamos pensar hoje 10 dicas que contribuam para que você assuma cada vez mais o comando de sua vida profissional e possa com elas perceber se existem espaços de melhorias para aproveitar melhor as oportunidades, eliminar os obstáculos, ajustar a rota ou até mesmo mudar de direção?

1 – Mude agora mesmo tudo o que precisa ser mudado antes que não tenha mais tempo para isto: Na real, ninguém gosta de mudar, todos nós temos excelentes explicações para justificar as razões pelas quais estamos onde estamos e que provavelmente não existe muito o que fazer para ser diferente. Adotar um padrão novo e eliminar o antigo não é uma tarefa fácil, mas para assumir completamente a sua carreira precisa criar um espinho incomodando o estado atual. Não importa qual o seu estágio hoje, o que é certo é que já pode ser diferente, melhor e mais avançado.

Que tal começar listando tudo o que não gosta, tudo o que gera frustração, tudo o que pode ser diferente, tudo o que é bom e pode ser melhor. Esta lista será sua estrutura base para o plano de ação e com ela faça as estratégias necessárias para que em 1 ano mudanças realmente tenham ocorrido.

2 – Enfrente de frente quem você é e avance apesar de todas as fragilidades: Sem encarar a realidade, não é possível ser líder da sua carreira. Olhe no espelho e veja seus limites, suas dúvidas, seus medos, suas inseguranças, suas dificuldades, suas desculpas, suas justificativas, seus anseios, suas dependências, seus vícios. Para vencer, antes de tudo, precisará de energia e treino suficiente em suas potencialidades, mas também empenho em entender o que precisa levar ao terapeuta, o que precisa pedir ajudar ao professor, o que precisa reconhecer em seu reflexo.

3 – Crie realmente um diário de bordo que guie suas ações para resultados concretos: Criar ciclos menores como se a cada período fosse 31 de dezembro, metas renovadas e agenda programada para fazer diferente, e virar um guia, analisado criteriosamente para ajustar o mais rápido possível o que precisa ser estimulado e o que precisa ser eliminado. Tempo e energia são recursos que você não deve perder com atividades sem sentido e sem conexão com seu propósito.

4 – Não é possível controlar todas as variáveis, mas não abra mão de administrar o que é possível: reestruturação, transformação, agilidade, inovação são palavras da moda. Certamente neste contexto não será possível comandar todas as situações, mas é possível PARAR:

P – Propor atividades para você sem que tenham conexão com seus objetivos.

A – Abster-se da autorresponsabilidade das consequências de suas ações e não ações.

R – Resolver qual o próximo nível e desistir nas primeiras dificuldades.

A – Adiar decisões importantes, protelando agir com rapidez para resolver problemas.

R – Repetir erros anteriores sem que eles tenham servido de aprendizado.

5 – Foco no que precisa começar, no que precisa continuar e no que precisa cessar: A melhor estratégia não é um longo plano de ação milimetricamente calculado, mas a capacidade de avaliar rapidamente o que precisa ser feito imediatamente para começar. Quais são os percursos que estão gerando resultado e quais relações estão em equilíbrio, entre dar e receber, que podem ser mantidos? Quais são os lugares, as pessoas, os comportamentos, as crenças e tudo o mais que precisam ser eliminados agora?

Não fazer o que precisa ser feito só postergará o sucesso ou o aprendizado. Deixar de fazer o que funciona é perder ritmo. Permanecer com qualquer processo ou relacionamento disfuncional só drenará seus recursos internos e externos.

6 – Busque nada menos do que a excelência: Liderar sua carreira tem muito vínculo em poder usar seus dons e talentos, concretizar seu propósito, fazer acontecer a sua missão e é por isto que seu alvo é fazer bem feito tudo o que merece ser feito. Não há espaço em suas intenções, muito menos em suas atitudes em empenhar-se para fazer menos do que o melhor que pode ser. Isto vale também, para você pensar em focar em algo que realmente tenha aptidões, habilidades, perfil, prioridade, são estes atributos que darão condições para você se manter no topo.

7 – Não se prenda ao passado! Aprenda com ele e Crie o Futuro: Adaptação e flexibilidade para um mundo novo implica em livrar-se de hábitos, costumes e atrair maneiras diferentes de fazer mais e melhor e cercar-se de pessoas que não vão medir você por suas histórias não realizadas, mas que estimulem você para um novo tempo e uma nova forma de fazer acontecer. Não existe nada mais danoso para o seu crescimento do que continuar medindo você por uma régua menor do que o tamanho que está disposto a conquistar. Vamos pensar que as pessoas que continuar comparando você com o que você foi, e não com quem você está se tornando, ficarão neste passado onde você não mora mais. Igualmente pessoas que insistem em fazer você rastejar porque elas não suportariam ser menor que você não precisam continuar em sua jornada. Valores firmes e pessoas que realmente amam ver você evoluir ajudarão na construção de um futuro cada vez melhor.

8 – Aja como se você fosse uma empresa: É preciso ter uma visão (o que pretende alcançar e como gostaria de ser visto no futuro?). É fundamental ter uma razão de existir. É esta missão que fará você acordar todos os dias para realizar o que precisar. Tenha clareza de seu código de conduta pessoal. Quais são os valores inegociáveis que precisam ser respeitados em cada tomada de decisão e em cada escolha de caminho? Estes serão seus balizadores para definição das metas, desdobramento de indicadores e construção de plano de ação. E agora? Definir como fará o marketing, estabelecer as categorias de vendas, administrar os recursos financeiros, gerir a tecnologia necessária, atrair e selecionar os recursos humanos que farão parte deste mesmo propósito, contabilizar as perdas e ganhos do período, auditar os erros e acertos, além de treinar e se desenvolver periodicamente.

9 – Ouça as pessoas que realmente entendem dos caminhos que pretende percorrer: Encontrar mentores que conhecem a área, a profissão, o trabalho e demais situações dentro deste contexto encurtará de forma substancial o caminho e evitará que você passe tempo desnecessário em problemas, com soluções desconhecidas por você, mas conhecidas por eles. Ter lições com pessoas experientes dará a velocidade indispensável para conquistar suas metas em menos tempo, e mais produtividade. Esses “conselheiros” profissionais farão sua criatividade aflorar, ajustarão seu foco e ainda economizam seu tempo para fazer o que você realmente precisa fazer sem tanta tentativa e erro.

10 – Invista em sua autoconfiança: Infelizmente nenhuma das outras dicas serão possíveis sem que você realmente acredite em você e em tudo o que você pode ser. Acreditar na sua luz, na sua força e coragem.

Eu confio que você pode, que você é capaz, que você merece liderar a sua carreira e ter uma vida profissional de realizações, conquistas, resultados e que através do seu exemplo outras pessoas despertem para a melhor versão delas também, e que de bônus, proporcione sua liberdade financeira e que todo este movimento proporcione um estilo de vida saudável, feliz, prospero e abundante para você e para os seus. Este é o resultado dos verdadeiros líderes!

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email