Pesquisar
Close this search box.

Lideranças municipais defendem emancipação

Grupo busca unir forças ao parlamento para defender Projeto de Lei que tramita na Câmara

O deputado Adjuto Afonso (PP) reuniu na tarde desta quarta-feira (26) com cerca de 20 representantes de municípios do Amazonas que visam a emancipação de áreas no interior do Estado. Composta por vice-prefeitos, presidentes de associações e moradores de distritos, o grupo se comprometeu a unir forças junto ao parlamento para defender o Projeto de Lei que tramita na Câmara Federal.
O deputado Adjuto Afonso, que há anos defende a emancipação de áreas que comprovadamente tenham um estudo de viabilidade favorável à emancipação, discutiu com o grupo a melhor forma de representar o Amazonas nas discussões nacionais.
“Esse movimento é no Brasil inteiro. O que estamos fazendo hoje aqui com nossos companheiros da região é sugerir que eles se organizem em Associações ou até mesmo Federação que possa representar os distritos do Estado do Amazonas nessas discussões em nível nacional. É importante que estejamos organizados e lutemos por isso, assim como outras regiões do país. Um distrito não pode ficar atrelado a um município. Às vezes o prefeito não tem condições de atender nem as demandas da sede do município, imagine um distrito que quer crescer e se desenvolver”, disse o deputado.
Nailson Guedes, vice-prefeito de Careiro Castanho (a 102 km de Manaus), é um dos representantes que defende a emancipação do distrito de Janauacá, região do município. “É um sonho nosso desde 1991, onde o distrito foi emancipado, mas por questões políticas não se concretizou. Hoje estamos voltando para essa luta junto com o deputado Adjuto Afonso e os demais companheiros parlamentares para que o Projeto seja aprovado e nosso distrito seja emancipado. Nós vamos fazer parte diretamente dessa Associação para irmos à Brasília lutar por esse benefício para todos nós”, ressaltou Guedes.
Adjuto Afonso explicou em entrevista à TV Aleam que é necessário que as Assembleias Legislativas tenham de volta suas prerrogativas para legislar fatores que são de sua competência. “Além do Projeto de Lei já existe o Pacto Federativo, em que o presidente Josué Neto, esteve inclusive, em São Paulo discutindo essa semana, e que vamos fazer uma marcha em Brasília para entregar o resultado dessas discussões no Congresso Nacional. No meio disso está justamente as nossas prerrogativas de poder criar, desmembrar e até fazer a fusão de municípios. Também temos a PEC do deputado federal Danilo Forte, do Ceará, que está colhendo assinaturas”.
Como reforço à PEC federal o deputado Adjuto Afonso encaminhou esta semana uma carta solicitando apoio aos deputados federais do Amazonas para adesão à PEC do deputado Danilo Forte (PMDB/CE), que também é presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo na Câmara dos Deputados.
Estiveram presentes representantes das regiões de Novo Remanso (Itacoatiara); Caviana (Beruri); Itapeaçu (Urucurituba); distritos de Purupuru (Careiro Castanho); Canumã (Borba; e Janauacá (Careiro Castanho).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar