As pessoas dentro de uma equipe estão em constante interação (se você por acaso estiver em uma equipe onde não haja interação, por favor, caia fora o quanto antes!). Mesmo nas equipes virtuais ou geograficamente dispersas existe a interação, que se dá por meio de chats, videoconferência, mensagens instantâneas e outros meios que a tecnologia coloca a disposição para aproximar as pessoas. Decorrentes dessa interação surgem situações de conflitos, que podem convergir para oportunidades de crescimento e coesão da equipe ou então descambar para o caos e baixa produtividade, dependendo, principalmente, da ação do líder.
Uma ferramenta que podemos utilizar quando em situações de conflitos é a assertividade, que pode ser definida como a capacidade que uma pessoa possui em defender seus direitos de modo a não violar os direitos dos outros. Esse tipo de comportamento está diretamente ligado aos nossos sentimentos, pensamentos, crenças e valores, que são expressos durante nossas interações.
Da mesma forma podemos ter o comportamento não-assertivo, que é aquele onde a pessoa age de modo que as necessidades dos outros são mais importante que as suas ou então que somente a sua necessidade é o que interessa, deixando o outro de lado. Assim somos não-assertivos quando damos prioridade às necessidades dos outros ou então buscamos somente a satisfação de nossas próprias necessidades, sem levar em conta a ética. Existem ainda outros tipos de comportamentos que devemos levar em consideração quando estamos tratando da forma como as pessoas lidam com o conflito:
Comportamento passivo – Trata-se do individuo que não confere importância as suas próprias necessidades, achando que os sentimentos e desejos dos outros são mais importantes que os seus. A pessoa passiva não possui iniciativa e nem a capacidade para atingir as metas e objetivos definidos. Muitas vezes o individuo passivo deixa que os outros decidam por ele, achando que dessa forma está sendo assertivo. Pessoas que adotam o comportamento passivo geralmente possuem baixa autoestima e parecem estar sempre se desculpando por tudo. Essa baixa autoestima pode levar até mesmo à depressão. Quem adota esse comportamento tenta evitar o aparecimento de qualquer tipo de conflito, nem que para isso se torne submisso, procrastina o máximo possível qualquer decisão (por mais simples que seja) e procura não tomar iniciativas, pois teme agravar problemas simples.
Comportamento manipulador – Também chamada de a “arte de seduzir”, esse comportamento retrata a pessoa que busca satisfazer suas necessidades por meio da utilização de meios furtivos e até mesmo impróprios. São hábeis em utilizar a dissimulação e a insinuação. São verdadeiros camaleões, moldando seus comportamentos e opiniões de acordo com o que agrada os outros, buscando dessa forma conseguir confiança para então explorar o outro. O manipulador busca fazer com que os outros o sigam, disfarçando seus próprios interesses como ideais ou princípios que devem ser perseguidos. Esse comportamento poder trazer algum ganho em curto prazo, porém torna-se ineficaz no longo prazo, pois as reais intenções acabam por aparecer, o que acarreta em perda de credibilidade e afastamento das pessoas, gerando então conflitos improdutivos.
Comportamento agressivo – característico dos indivíduos que buscam atacar os outros, buscando satisfazer suas necessidades de forma agressiva sem levar em consideração as necessidades dos outros. Enquanto o manipulador utiliza a sutileza, o agressivo manifesta seus desejos diretamente, porém de forma inadequada. Busca utilizar a coerção, ameaças ou punições para submeter os outros à sua vontade. Ele busca se mostrar superior por meio da desvalorização e opressão do outro, deixando o ambiente hostil. Este comportamento é ineficaz, pois somente traz agressividade e inibição ao ambiente de trabalho.
As organizações atuais buscam em seus líderes indivíduos capazes de aglutinar as idéias dos outros de modo a se conseguir a melhor solução. Criando um ambiente onde as pessoas possam utilizar sua criatividade e sejam capazes de solucionar problemas de forma compartilhada. A utilização do comportamento assertivo ajuda na resolução de muitos dos problemas do dia a dia em nossas organizações. O líder que pratica esse comportamento vai muito além do chefe que busca atingir seus objetivos por meio do autoritarismo e da intimidação.
Liderança e assertividade
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Setor privado no Amazonas tem crescimento em empregos formais da saúde
17 de abril de 2024
Izabel Itikawa é reeleita presidente da FIER
17 de abril de 2024
Inflação de março foi mais sentida pela baixa renda, diz Ipea
16 de abril de 2024
Na esteira da reforma tributária, surge a ideia de um tribunal especializado
16 de abril de 2024
“Esperamos atualizar o conhecimento”
16 de abril de 2024