Pesquisar
Close this search box.

LG abandona celulares

A coreana LG vai encerrar sua divisão móvel deficitária depois de não conseguir encontrar um comprador, uma medida que deve torná-la a primeira grande marca de smartphone a se retirar completamente do mercado.

Com essa decisão, a empresa deixará um market share de 10% na América do Norte, onde é a marca número 3, para ser engolida por Samsung e Apple (com vantagem para a sua conterrânea).

“Nos Estados Unidos, a LG tem como alvo modelos de preço médio –senão ultra baixos –e isso significa que a Samsung, que tem mais linhas de produtos de preço médio do que a Apple, será mais capaz de atrair usuários LG”, disse Ko Eui -jovem, analista da Hi Investment & Securities.

A divisão de smartphones da LG registrou quase seis anos de perdas, totalizando cerca de US$ 4,5 bilhões. O abandono do setor altamente competitivo permitirá que a LG se concentre em áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados e casas inteligentes, disse a empresa em um comunicado.

Em tempos melhores, a LG trouxe ao mercado uma série de inovações para telefones celulares, incluindo câmeras ultra-grande angular e em seu pico em 2013, foi o terceiro maior fabricante de smartphones do mundo, atrás da Samsung e da Apple.

Mais tarde, porém, seus modelos principais sofreram com problemas de software e hardware que, combinados com atualizações mais lentas, fizeram com que a marca caísse continuamente. Analistas também criticaram a empresa por falta de expertise em marketing em comparação com as rivais chinesas.

Embora outras marcas de celulares bem conhecidas, como Nokia, HTC e Blackberry também tenham caído de alturas elevadas, elas ainda não desapareceram completamente.

A participação global atual da LG é de apenas 2%. Ela vendeu 23 milhões de telefones no ano passado, comparados aos 256 milhões da Samsung, de acordo com o provedor de pesquisas Counterpoint.

Além da América do Norte, tem uma presença considerável na América Latina, onde se classifica como a marca nº 5.

Embora marcas chinesas rivais, como Oppo, Vivo e Xiaomi não tenham muita presença nos Estados Unidos, em parte devido às relações bilaterais geladas, suas ofertas de produtos de baixo a médio alcance e da Samsung deverão se beneficiar da ausência da LG na América Latina, disseram analistas.

A divisão de smartphones da LG, a menor de suas cinco divisões e responsável por cerca de 7% da receita, deve ser encerrada em 31 de julho.

Na Coreia do Sul, os funcionários da divisão serão transferidos para outras empresas e afiliadas da LG Electronics, enquanto em outros lugares as decisões sobre emprego serão tomadas em nível local.

Analistas disseram que foram informados em uma teleconferência que a LG planeja reter suas patentes de tecnologia de 4G e 5G, bem como pessoal de pesquisa e desenvolvimento, e continuará a desenvolver tecnologias de comunicação para 6G. Ainda não decidiu se licenciará tal propriedade intelectual no futuro, acrescentaram.

A LG fornecerá suporte de serviço e atualizações de software para clientes de produtos móveis existentes por um período de tempo que varia de acordo com a região, acrescentou.

As negociações para vender parte do negócio para o Vingroup, do Vietnã, fracassaram devido a diferenças nos termos, disseram fontes com conhecimento do assunto.

As ações da LG Elec subiram cerca de 7% desde o anúncio de janeiro de que estava considerando todas as opções para o negócio.

Brasil

Por aqui, a companhia conta com uma fábrica de celulares em Taubaté que emprega cerca de 400 pessoas. Questionada, a operação local enviou a seguinte nota, que indica mudanças na planta:

“Depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico.

Como uma companhia que valoriza profundamente a contribuição de cada funcionário, cliente e parceiro LG, nós comunicaremos de forma aberta e transparente durante este processo, buscando uma abordagem justa e pragmática, enquanto atendemos as obrigações jurídicas.

É com tristeza que compartilhamos esta notícia com os nossos clientes e parceiros que ao longo de todos estes anos nos demonstraram confiança e nos deram apoio.

A LG Electronics do Brasil agradece vocês e irá se concentrar fortemente em seus negócios de modo a continuar a fornecer produtos e serviços inovadores que tornarão a vida melhor”.

A outra fábrica da companhia, em Manaus, não deve sofrer mudanças.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar