Pesquisar
Close this search box.

Lei do Inquilinato facilita burocratização

Desde o início do ano, o mercado de locação de imóveis sente reflexos da nova Lei do Inquilinato. De acordo com a presidente do Sindimóveis-AM (Sindicato dos Corretores de Imóveis do Amazonas), Jane Farias, a mudança facilitou a vida do locatário. “Antes, quem vinha de outra cidade e não tinha fiador não podia alugar um imóvel devido a falta de garantia de pagamento, agora ficou mais fácil o inquilino pode pagar três meses adiantados, utilizar o seguro-fiança ou a carta-fiança”, explicou. “Aqui em Manaus trabalhamos para não perder o cliente”, completa.
Ela conta ainda, que a mudança na Lei do Inquilinato, que também refletiu no mercado, trouxe mais segurança para o locador. “Até ano passado, assim que o inquilino atrasava o aluguel, o proprietário tinha até três meses para despejar e ele ainda saía no prejuízo devido a demora de ação na Justiça. Na nova lei, o locador já pode imediatamente ajuizar a ação de despejo por falta de pagamento e o tempo da ação na Justiça está mais rápido. Então, agora o inquilino paga ou sai, isso vai evitar os maus pagadores”, disse Jane Farias.
Na legislação anterior, se o proprietário não quisesse renovar o contrato, ele tinha até seis meses para deixar o imóvel. Com a nova lei, ele terá de sair em 30 dias. Após o fim do contrato, a renovação continua automática se o dono do imóvel e inquilino não se manifestarem.
Assim como ocorria antes, o inquilino pagará multa se quiser sair antes do término do contrato. Porém, agora, o valor da indenização passa a ser proporcional ao tempo que falta para o fim do contrato, mas se ele conseguir provar que a mudança é indispensável, a legislação garante o perdão da multa.
Essa mudança se aplica, por exemplo, em casos de mudança de endereço em caso de questão profissional ou questão de saúde. Mas é necessário que o inquilino avise o proprietário do imóvel com até 30 dias de antecedência.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),os direitos e deveres de locatários e inquilinos afetam 19% dos brasileiros. Trinta e cinco milhões de pessoas pagam aluguel.

Aluguel poderá ser descontado em folha

Segundo Farias, atualmente tramita na Câmara dos Deputados, o PL (Projeto de Lei) n°7266/10, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que permite para funcionários públicos o desconto em folha para pagamento de aluguel. A proposta, que será analisada por apenas duas comissões: Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), limita o débito em folha para pagamento de aluguel residencial em 25% da remuneração líquida (remuneração total menos contribuição previdenciária e imposto de renda na fonte). O desconto pode ser suspenso a qualquer tempo, mas a empresa e o locador devem ser informados com 30 dias de antecedência. É vedada a cobrança de taxas pela empresa para efetuar o desconto.
Ela acredita que proposta corre o risco de não ser aprovada. “Nenhum órgão público pode fazer isso, a não ser que seja inserido entre os dispositivos da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, explica.
Para autor do PL, se aprovado, o projeto poderá dar um grande impulso ao mercado imobiliário. Os valores dos aluguéis seriam consideravelmente reduzidos a curto e médio prazos, com a entrada no mercado de milhares de imóveis que, hoje, permanecem fechados por opção do proprietário.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar