10 de dezembro de 2024

Leda Mara toma posse como procuradora-geral de Justiça do Amazonas

É a segunda vez que ela ocupará o cargo que já ocupou entre 2018 e 2020.

A promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque tomou posse como procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas em uma cerimônia conduzida pelo Colégio de Procuradores de Justiça, na tarde dessa terça-feira (15), assumindo o cargo para o biênio 2024-2026. Esta será a segunda vez que ela ocupará o cargo que já ocupou entre 2018 e 2020.

Com 28 anos de atuação no Ministério Público do Amazonas (MPAM), Leda Mara, promotora de Justiça de Entrância Final, de 59 anos, foi nomeada pelo governador Wilson Lima, após obter a maioria dos votos na eleição interna do órgão (101), encabeçando a lista tríplice.

A nova procuradora-geral de Justiça disse aos jornalistas que as questões como a crise climática e o aumento dos crimes cibernéticos exigem uma resposta qualificada do Ministério Público, que deve se aproximar da população e atender às demandas contemporâneas. “É uma missão difícil, mas estamos determinados a dar as respostas que a sociedade precisa e merece”, afirmou.

A procuradora-geral de Justiça também abordou as dificuldades estruturais do Ministério Público, evidenciando a necessidade de um aumento no quadro de pessoal e na tecnologia da informação para lidar com a crescente demanda. Leda anunciou que “há um cadastro de reserva para promotores de Justiça e servidores em andamento, com a expectativa de aumentar a capacidade de resposta da instituição”.

Para a procuradora de Justiça Liani Mônica Guedes de Freitas Rodrigues, que representou o Colégio de Procuradores do MPAM, a vasta vivência democrática de Leda Mara é um referencial para a busca de soluções que representem o respeito às prerrogativas e interesses do parquet. O governador do Estado Wilson Lima destacou a trajetória e a importância da liderança da nova procuradora-geral em um ambiente, segundo ele, ainda marcado pelo machismo.

Em sua despedida como procurador-geral de Justiça do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou os avanços realizados durante sua gestão, enfatizando a importância da instituição na defesa do regime democrático e do Estado de direito.

Docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) desde 1992, Leda Mara ingressou no MPAM em fevereiro de 1996, após passagem como delegada de polícia na Polícia Civil (1993-1996). No Ministério Público, além de promotora de Justiça e PGJ, integrou o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) em 2011. Também foi secretária-geral, de 2015 a 2016, e subprocuradora para Assuntos Administrativos de 2016 a 2018.

Como personalidade pública, presidiu a União de Mulheres de Manaus em 1991; dirigiu a Associação Docente da Universidade Federal do Amazonas (Adua) em 1994; coordenou o Fórum de Combate ao Turismo Sexual e à Prostituição Infantojuvenil no município de Parintins (2002-2003); coordenou o Escritório Modelo “Professor Aderson Dutra” da Ufam em 2003; e chefiou o Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Ufam em 2006.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar