Pesquisar
Close this search box.

Leandro Almada da Costa assume superintendência da Polícia Federal do AM

Em um contexto sócio-político sensível na região amazônica, devido ao aumento no fluxo de refugiados da Venezuela para o Brasil, aos conflitos agrários envolvendo invasões de propriedades no sul do Amazonas, às invasões de terras indígenas por garimpeiros e madeireiros ilegais, e às consequências do contágio pelo Covid-19 ainda em curso, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, deu posse ao novo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Leandro Almada da Costa, na manhã desta sexta-feira (21/05). A cerimônia foi realizada no Comando Militar da Amazônia.

Em seu discurso de posse, o novo superintendente destacou que a sua gestão terá três frentes de ação: o aumento no controle da imigração desordenada, a repressão aos crimes ambientais e, principalmente, o combate ao narcotráfico internacional na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. “Na minha gestão esse combate será retomado, pois não é opção da Polícia Federal se omitir desta importante tarefa institucional”, comentou Leandro Almada. Segundo ele, as ações contra o tráfico de drogas irão além da cooperação operacional com os países vizinho. O superintendente pretende criar meios estratégicos e táticos para conhecer a evolução do crime organizado na região. “A criminalidade assola nossas cidades ribeirinhas e compromete a paz social desarticulando as famílias humildes na calha dos principais rios da região”, completou o superintendente, que já mora há 13 anos no Amazonas.

Após a assinatura do ato de posse, o Diretor-Geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, destacou algumas ações da polícia Federal na região. Entre elas, fez menção aos mais de 950 mil pessoas que entraram e saíram do território nacional pela faixa de fronteira entre o Brasil e a Venezuela, nos anos de 2018 e 2019. Ele também afirmou que a Polícia Federal já realizou mais de 20 mil atendimentos na Operação Acolhida em conjunto com o Exército Brasileiro, desde março de 2018, ano em que o governo federal autorizou a organização de uma força-tarefa logística e humanitária em Boa Vista, capital de Roraima.

Encerrando a cerimônia, o Ministro Anderson Gustavo Torres disse que o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em proporcionar todos os meios tecnológicos necessários para elevar o trabalho da PF nos pontos sensíveis da extensa fronteira amazônica. “Conte com o apoio integral do Ministério”. Essas foram as últimas palavras do Ministro dirigidas ao novo superintendente da PF no Amazonas. O antecessor da Polícia Federal do Amazonas, Marcelo Saraiva, foi convidado, mas não compareceu ao evento.

Perfil do novo superintendente

Leandro Almada da Costa é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1995. Fez o curso de Oficial Temporário do Exército no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), em Petrópolis, Rio de Janeiro. Quando se formou, serviu durante 4 anos, de 1990 a 1994. Foi delegado da Polícia Civil em Minas Gerais, onde também lecionou, entre 1997 e 2000. Ingressou na Polícia Federal no ano de 2008 e já em 2009 veio para o Amazonas. Aqui, atuou como Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes na superintendência do Amazonas, entre 2009 e 2011. Depois, foi Delegado Geral de Combate ao Crime Organizado, entre 2011 e 2013 e em 2018 e 2019. Exerceu suas habilidades didáticas como Coordenador de Ensino da Academia Nacional de Polícia, em 2014 e 2015. Em seguida, atuou como Corregedor Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, entre 2015 e 2017. Antes de ser nomeado superintendente, Leandro Almada estava exercendo a função de Diretor do Centro Integrado de Operações Integradas do Ministério da Justiça.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar