Pesquisar
Close this search box.

Latinos emplacam comunicação via satélite

Na visão da empresa, há um grande potencial de negócios envolvendo aplicações de vídeo, televisão de alta definição (HDTV), dados IP e projetos de e-Gov na modalidade Sistemas de Satélite Fixo (FSS) nos próximos anos.
Para o presidente vice-presidente de marketing da companhia, Rick Mortelaro, a cada dia os serviços IP em banda larga via satélite usando VSATs são vistos como o principal orientador do crescimento da demanda por FSS até 2010.
Uma pesquisa da Euroconsult ressalta que 55% da demanda total de transponders de satélite na América Latina é por serviços de vídeo. “Hoje, mais de 90% das transmissões televisivas em todo o mundo são feitas via satélite”, observou Mortelaro. “E a expectativa é que alternativas de vídeo terrestre, como o IPTV, ainda usem satélites para a oferta de alguns serviços e atraiam uma pequena porcentagem (5%) dos aparelhos de TV até 2010”, acrescentou o executivo.
Para Mortelaro, o satélite é a opção ideal para a distribuição de programação televisiva. “Na América Latina, a TV é fundamental para as identidades e culturas nacionais. São cerca de cem milhões de residências com TV e ainda há muito para crescer”, lembrou.
Por outro lado, as Redes IP via Satélite estão crescendo rapidamente, mesmo em regiões altamente desenvolvidas e com infra-estrutura de fibra óptica. Na América Latina existem mais de 45 mil pontos IP em banda larga via satélite e estima-se que esse número irá dobrar até 2010, de acordo com a Northern Sky Research.
Para a Loral Skynet, a América Latina terá crescimento expressivo de aplicações baseadas em ambientes móveis e de satélite. “O Brasil, por sua vez, será responsável por um terço deste mercado e a banda via satélite terá posição privilegiada para ajudar o país a acabar com o divisor digital”, concluiu Mortelaro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar