Pesquisar
Close this search box.

Laboratório de Calibração elétrica é aberto às indústrias

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas) inaugura nesta quinta-feira, a partir das 15h, para visitação o seu novo laboratório de Calibração de Instrumentos de Medidas Elétricas. O recém-inaugurado ambiente do Senai é um dos oito laboratórios implantados no Ntgam (Núcleo de Tecnologia do Gás do Amazonas), localizado na Avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial.
O gestor do projeto, Marcos Rogério da Silva, revela que o laboratório será exclusivo para prestação de STT (Serviços Técnicos e Tecnológicos) à indústria eletroeletrônica e fábricas que utilizem medidas elétricas no seu processo produtivo. Em Manaus, de acordo com Marcos, são poucas as instituições que realizam os serviços, o que causa demora no atendimento e ociosidade na produção industrial.
“Oferecemos serviços de calibração de instrumentos de medidas elétricas com o diferencial em relação às demais concorrentes por sermos a única instituição no Estado a ter o know how do Senai que, com este laboratório de Calibração, possui 182 incorporados na Rede Senai Brasil de Laboratórios de Metrologia”, destacou o gestor do projeto.
O laboratório de Calibração foi contemplado no edital dos projetos estratégicos do Senai de 2007, que fomentou a ideia com R$ 250 mil do Departamento Nacional e contrapartida de R$ 150 mil do Departamento Regional do Senai/AM.
O investimento foi direcionado para a construção adequada dos três ambientes que formam o laboratório, treinamento da equipe técnicas e aquisição de equipamentos.
Marcos destacou que o laboratório do Senai/AM está bem estruturado com capacidade para realizar 100 serviços mensais. Dentre as aquisições mais significativas para a realização dos trabalhos de verificação de calibração de instrumentos de medidas elétricas destacam-se os calibradores multifuncionais e de testadores elétricos voltados para calibração de multímetros, osciloscópios, alicate-amperímetro, hipots, megohmetros, testadores de resistência de isolação, entre outros equipamentos.
O técnico do Senai/AM, Anízio Peres, lembra a importância de realizar confirmar a precisão dos valores emitidos pelos equipamentos elétricos para que a produção do Polo Industrial de Manaus sejam confiáveis e seguras tanto aos trabalhadores quanto aos consumidores.
“Fábricas certificados pela ISO 9001 seguem Normas Brasileiras que recomenda a calibração anual ou semestral de seus equipamentos. O procedimento é um pré-requisito importante para se manter na conformidade exigida pelos órgãos certificadores”, disse Peres.
O laboratório de Calibração, no Ntgam, fica na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial. Mais informações: 3182-9939 e 8111-4921 (com Marcos Rogério).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar