Pesquisar
Close this search box.

Justiça Eleitoral aceita 35,8% dos pedidos de registro de candidatura

Dos 318.331 pedidos de registro de candidaturas recebidos pela Justiça Eleitoral, 114.222 já foram aceitos para disputar as eleições municipais de 2008. Os dados referem-se ao último balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O número de candidaturas aceitas representa 35,88% dos pedidos de registro.
Das 114.222 candidatura liberadas até agora, 4.264 vão disputar cargos de prefeito, 4.314 vão tentar o de vice-prefeito e 105.644 o de vereador em outubro.
O TSE informou ainda que 2.258 pedidos de registro já foram rejeitados. A Justiça Eleitoral considerou 46 inelegíveis.
Outras 2.218 já renunciaram à candidatura. Também há o registro de 15 pedidos de candidatura feitos por pessoas que morreram antes da análise pela Justiça.
A lei determina que os partidos têm até 6 de agosto para informar os casos de renúncia e morte de candidatos, além dos nomes dos possíveis substitutos.
O TSE informou que há 14.257 pedidos de candidatura impugnados ou questionados. Isso significa que o registro da candidatura depende de informações que forem prestados pelos candidatos. Se o candidato não corrigir informações prestadas, a validade da candidatura dependerá de decisão judicial.
Candidatos e partidos podem entregar, a partir da sexta-feira 01, a primeira prestação de contas parciais de campanhas pela internet.
O procedimento deve ser feito no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Segundo o tribunal, a prestação parcial deve ser feita até a próxima terça-feira, com informações dos recursos recebidos para financiamento durante a campanha e também os gastos realizados.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar