Pesquisar
Close this search box.

Juros atrativos podem esconder armadilhas

Ainda que o consignado seja uma das linhas de crédito mais baratas no mercado, a facilidade em obtê-lo em bancos e financiadoras e o comprometimento direto da renda podem transformar este tipo de empréstimo pessoal em armadilha financeira, alertam especialistas em finanças.
O maior risco é esquecer que o salário ou benefício ficará automaticamente menor com o empréstimo, já que o pagamento da dívida é descontado diretamente das empresas que pagam estes valores. Tanto para pensionistas como para trabalhadores assalariados – públicos ou privados –, as parcelas da dívida não podem comprometer mais que 30% do salário ou benefício.
“Este limite é muito alto e pode comprometer o orçamento doméstico”, adverte Wilson Muller, consultor financeiro da fundação Cesp, para quem as taxas mensais cobradas pelas instituições financeiras são menores que outros tipos de empréstimos (entre 1,5% e 3,2%, incluindo bancos e financeiras), devido à garantia dos credores em obter o pagamento.
O ideal seria que as parcelas do consignado, segundo a Serasa Experian, não comprometessem mais do que 25% da renda mensal, já que a dívida não é a única conta fixa do consumidor.
No caso de funcionários privados e servidores públicos, são os empregadores que se responsabilizam por repassar a parcela ao banco ou financeira. Já no caso dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), é a própria Previdência que faz o desconto do benefício.
Somente para este último público, o crédito consignado cresceu 41,60% em março de 2013, em comparação ao mesmo período de 2012, movimentando R$ 3,693 bilhões, segundo dados do Ministério da Previdência.
Oportunidades e riscos
O melhor uso deste tipo de crédito, segundo Muller, da Fundação Cesp, é em situações de emergência, como gastos inesperados com saúde ou necessidade de uma reforma da moradia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar