Pesquisar
Close this search box.

Junho terá ações voltadas ao meio ambiente em Manaus

A Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta terça-feira, 1º/6, o lançamento do “Junho Verde”, campanha que conta com uma programação especial voltada para o Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho. O lançamento da programação ocorreu no Parque Municipal do Mindu, zona Centro-Sul da capital, e foi coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Na oportunidade, no mesmo local foi realizado o lançamento da Campanha Municipal de Combate às Queimadas “Manaus Sem Fumaça”, na qual ocorrerão ações educativas na zona Norte (Área de Proteção Ambiental – APA Sauim-de-Manaus); zona Sul (Prosamim/Educandos); zona Oeste (Margem do igarapé Gigante); e zona Leste (Sauim/Conjunto Lula), ao longo do mês de junho.

“Vamos intensificar as ações de educação, sensibilização e fiscalização para combater as queimadas em nossa cidade. Reforçando a mensagem de: não queime resíduos e a vegetação e diga não ao fogo”, anunciou o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski.

Além disso, a Semmas fez a abertura da Consulta Pública da Revisão e Atualização do Código Ambiental de Manaus (Lei 605/2001). “Preparamos uma programação especial e extensa para debater as políticas voltadas ao meio ambiente. Serão 30 dias de debates, lançamentos de ações, de mesas-redondas, atividades educativas, entre outras iniciativas”, informou o titular da Semmas.

O evento de abertura contou com a presença do senador Plínio Valério, dos vereadores William Alemão e Raiff Matos, do secretário municipal extraordinário, João Fonseca, e o titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ebenezer Bezerra.

Quem visitou o Parque Municipal do Mindu nesta terça-feira conferiu as intervenções artísticas de Juarez Lima, com esculturas de animais silvestres, como arara e onça, além do mascote da cidade, o Sauim-de-Manaus.

A técnica em enfermagem Silmara de Menezes é visitante assídua do Parque do Mindu e foi prestigiar a reabertura. Moradora do bairro Parque 10 de Novembro, ela frequenta o local para fazer caminhadas,  trilhas e levar o filho Miguel para brincar no cenário de natureza. “Estava esperando pela reabertura e sentindo muita falta de visitar o parque”, afirmou Silmara.

Outra visitante foi Jucimara Maia, mãe da Ana Clara, que levou a filha e as amigas para uma caminhada no parque. A pequena Clara aproveitou o playground reformado e brincou bastante na manhã ensolarada.

O Parque Municipal do Mindu fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 6h às 17h. Não é permitida a entrada sem máscara e de animais domesticados, por ser uma Unidade de Proteção Integral, com presença de fauna silvestre livre.

Mesas-redondas

As mesas-redondas não terão programação presencial devido à pandemia da Covid-19, por isso acontecerão em formato de lives, que ocorrerá a partir do dia 2 de junho, sempre transmitidas pela página oficial da Semmas no Facebook, direto do anfiteatro do Parque do Mindu.

A palestra de abertura terá como tema “Desafios da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos de Manaus”, com a participação do secretário da Semmas, Antonio Stroski, e da representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Suelen Ramos.

Os temas seguintes que serão discutidos nas palestras, serão “As Áreas de Preservação Permanente de Manaus e a Decisão do Superior Tribunal de Justiça”; “Mobilidade Urbana e qualidade de vida em Manaus”; “Arborização na Cidade de Manaus”; “Igarapés de Manaus: poluição, assoreamento, alagação e ações do poder público”; “Os impactos das ocupações irregulares sobre os ecossistemas remanescentes de Manaus e Qualidade de Vida”; e “Sauim-de-coleira e a ameaça da extinção”.

Manaus Verde

Além das palestras, a programação contará com a doação de mudas de plantas nos parques municipais, dentro do Programa Ambiental Manaus Verde. A doação de mudas vai ocorrer sempre das 8h às 17h. Além da doação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, irá realizar plantio de mudas nas quatro zonas da cidade durante o mês de junho.

Foto/Destaque: João Viana / Semcom

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar