Pesquisar
Close this search box.

Jovens participam do projeto “Segundo Tempo”

Com o intuito democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, iniciam-se, no próximo dia 4 de julho, as atividades do Programa Segundo Tempo. O programa foi criado em 2003 pelo governo federal, numa parceria com o governo do Amazonas, e atende cerca de 20.800 alunos da rede pública estadual de ensino, na faixa etária de 7 a 17 anos, ocupando o contra turno da escola com atividades esportivas, recreativas e culturais. Coordenado pela Sejel (Secretaria de Estado de Juventude, Desporto e Lazer), o “Segundo Tempo” vai atuar em 208 núcleos divididos em 117 escolas na capital e 15 no interior com objetivo de favorecer a inclusão social através de atividades esportivas.
O programa prevê a realização das atividades coletivas como futsal, handebol, voleibol, basquete, futebol e queimada. Nas modalidades individuais serão atletismo, xadrez, dama e tênis de mesa. Cada núcleo contará com um coordenador e um estagiário de educação física que ficarão responsáveis pela execução das atividades.
Além de Manaus, os municípios atendidos pelo projeto serão: Careiro da Várzea, Autazes, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itapiranga, Itacoatiara e Tefé.
O lançamento oficial do programa será feito pelo Governo do Estado no dia 08 do mesmo mês na sala vip da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira às 9 horas.
Além do “Segundo Tempo”, a SEJEL está implementando o Programa de Esportes e Lazer da Cidade – Pelc – que pretende democratizar, ampliar e universalizar o acesso ao esporte a lazer.
São três os eixos centrais do programa voltados ao Funcionamento de Núcleos de Esporte Recreativo e de Lazer, nas diversas localidades da capital e interior. A atuação inicial será através de 10 núcleos, sendo 5 na capital e 5 no interior: Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara e Comunidade do Novo Remanso (Km 65 da Am-010). Em Manaus o Programa será estendido para os Centros de Convivência da Família da Cidade Nova e Mutirão, APAE, SEST no Bairro Cidade de Deus e Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Núcleo de Idosos Masrour do São José.
Até o segundo semestre o Pelc deve contemplar mais de 20 núcleos, dobrando o número de beneficiados.
Para o Secretário de Esportes Júlio César, a garantia desses dois projetos para este ano com o encerramento previsto para junho de 2012 mostra a prioridade exercida pelo Ministério dos Esportes e a preocupação do ministro Orlando Silva em acelerar a liberação dos recursos para a manutenção desses dois vetores, que auxiliam no aprendizado e garantem atividades de lazer e recreação aos beneficiados do Pelc e do “Segundo Tempo”.
“Não podemos deixar que esses programas se percam através dos tempos. É nossa obrigação dar a manutenção necessária com o apoio magnífico do Ministério dos Esportes. O ministro Orlando Silva tem mostrado todo o seu carinho com o povo do Amazonas, nos recebendo sempre em Brasília e nos auxiliando na liberação dos recursos de forma rápida e eficaz”, destacou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar