Pesquisar
Close this search box.

Josué Filho recebe homenagem pelos 13 anos de atuação no TCE-AM

Em comemoração aos 71 anos de fundação do TCE-AM, a Corte de Contas realizou, na quarta-feira (13), uma homenagem especial aos 13 anos de serviços prestados pelo conselheiro aposentado Josué Filho.

“Apesar de ter se aposentado, o nosso companheiro Josué Filho será sempre um conselheiro entre nós. Essa é uma justa homenagem pelo tempo em que ele se dedicou de corpo e alma com a Corte de Contas amazonense, sempre dando o seu melhor, até o momento de sua aposentadoria”, disse o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello.

Ao receber a homenagem, Josué Filho relembrou sua trajetória como homem público até chegar a ser conselheiro do TCE-AM. Segundo ele, o grande objetivo de sua passagem foi tornar a Corte de Contas mais humanizada.

“Minha navegação foi muito longa até chegar neste porto do tribunal. Aqui encontrei mais que companheiros de trabalho, encontrei grandes amigos. Termino minha jornada por aqui, com a certeza e consciência de que fiz o possível para tornar a nossa Corte de Contas em um tribunal cada vez mais humanizado, mais ecológico, mais célere e amazonense de verdade”, destacou Josué Filho.

A solenidade de homenagem contou com a presença de secretários, diretores, servidores e estagiários do TCE e teve transmissão ao vivo pelas redes sociais da Corte de Contas amazonense.

Tribunal homenageia 70 servidores em comemoração ao aniversário da Corte de Contas

Foto: Divulgação

Durante as comemorações de 71 anos do TCE-AM, a Corte de Contas homenageou 70 servidores que se destacaram no último ano pelos serviços prestados ao Tribunal. Os servidores foram agraciados com o Diploma de Mérito Funcional, entregues pelos membros do Tribunal Pleno.

Ao entregar os diplomas aos homenageados, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, destacou a atuação dos servidores, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

“É não somente justa, mas também muito merecida, em especial, pelos momentos vividos durante a pandemia. Parecia que teríamos dois anos perdidos, foi então que nossa equipe reagiu com competência, comprometimento, e senso de responsabilidade. Foi o resultado do trabalho, da coragem, da competência e da criatividade de cada um”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

“Brindamos o fato de estarmos aqui, vivos e com saúde para servimos ao estado do Amazonas. Foram dois anos atípicos que mexeu com a forma de pensar, trabalhar e viver, mas estamos aqui fazendo um trabalho de destaque”, afirmou o conselheiro do TCE-AM, Ari Moutinho Júnior, ao discursar parabenizando os agraciados.

O Diploma de Mérito Funcional é dado, tradicionalmente, a 70 servidores que se destacam durante o ano. Os servidores são escolhidos por indicações dos conselheiros da Corte de Contas e por aprovação do Tribunal Pleno.

Escola de Contas divulga programação de cursos

Serão realizados cursos na capital e outros sete municípios do Interior do Amazonas. As capacitações são gratuitas, e estão sendo feitas pela Escola de Contas Públicas do TCE-AM.

As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas no Moodle da Escola de Contas (moodle.tce.am.gov.br). A ECP oferece cursos na modalidade de ensino a distância e outros no formato presencial.

Nos dias 13 a 15 de outubro, de 8h às 12h, o auditor técnico do TCE-AM, Roberto Carlos dará o curso sobre Transferências Voluntárias (MROSC) e Emendas Impositivas. O curso será realizado presencialmente na Escola de Contas. 

Nos dias 13 a 15 de outubro, a psicóloga e doutora Denise Duran Gutierrez abordará “Stress, Ansiedade e Inteligência Emocional”. O curso será na modalidade à distância e terá uma carga horária de 12h.

Nos dias 18 a 22 de outubro serão realizados, simultaneamente, oito cursos em diferentes municípios do estado. Na capital será oferecido, na modalidade EAD, o curso de Gestão Pública Municipal, das 13h às 17h. Nos municípios de Careiro Castanho, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga será abordada a Nova Lei de Licitações e Contratos.

Já nos municípios de Eirunepé, Rio Preto da Eva e Manaquiri, haverão palestras relacionadas ao Controle Interno, Transparência e Gestão de Risco. Haverá palestra, ainda, em Carauari, para tratar sobre Transferências Voluntárias, MROSC e Emendas Parlamentares.

TCE promove oficina para gestores do Ouvidoria Estudantil

A Ouvidoria do TCE-AM realizou a ‘Oficina de Gestão da Ouvidoria Estudantil nas escolas’, o encontro ocorreu na Escola de Contas Públicas da Corte de Contas amazonense.

Com o intuito de explicar os detalhes do projeto, esclarecer dúvidas e buscar alternativas para a adaptação da Ouvidoria Estudantil à realidade das escolas, a Ouvidoria do TCE-AM reuniu os gestores e coordenadores das instituições de ensino que participam do projeto.

“Promovemos esse encontro porque nós queremos ouvir os gestores, que estão no dia a dia com os alunos, se o projeto está alinhado, realmente, à realidade das escolas. Ou seja, se o que foi proposto tem como ser atingido. Além de esclarecer dúvidas e elaborar, em conjuntos, alternativas para possíveis problemas”, disse o diretor da Ouvidoria do TCE-AM, Harleson Arueira.

A reunião contou, ainda, com a fala do secretário da Secretaria de Controle Externo (Secex) do Tribunal, Jorge Lobo, que falou sobre a existência de um departamento específico de educação para tratar as demandas referentes à Ouvidoria Estudantil.

Foto/Destaque: Divulgação

Dircom TCE/AM

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar