Pesquisar
Close this search box.

José Sarney é reeleito presidente do Senado

O Senado elegeu ontem, para a quarta gestão não consecutiva, o peemedebista José Sarney (AP) para a Presidência da Casa. Com o apoio das maiores bancadas, como PMDB (20 senadores) e PT (15), Sarney foi reconduzido ao posto para o próximo biênio com 70 votos, contra 8 recebidos por Randolfe Rodrigues (AP), alternativa de protesto lançada pelo Psol. Todos os 81 senadores estavam presentes à votação nominal (quórum máximo), sem identificação dos votos. Dois votos em branco e um nulo foram registrados.
Antes da proclamação do resultado, Sarney e Randolfe se encontraram e trocaram rápido abraço no púlpito do plenário, onde uma urna de madeira abrigava as cédulas de votação. O resultado foi proclamado pelo 2º secretário do Senado, João Vicente Claudino (PTB-PI), que deve permanecer no posto.
Poucos antes de ser iniciada a votação, a líder do Psol no Senado, Marinor Britto (PA), solicitou à Mesa que seu candidato apresentasse o programa do partido para a instituição, incluindo-se a reformulação dos quadros e dos procedimentos administrativos da Casa. Sem a objeção dos líderes partidários, Randolfe subiu à tribuna e propugnou uma “profunda reforma ética” e disse que, “aqui nessa Casa, não existe ninguém mais senador que o outro”.
“Esta Casa precisa dizer não ao patrimonialismo, que Weber definiu como o domínio privado de governantes sobre o governo, local onde não existe separação entre o tesouro do Estado e de seu monarca ou de seu corpo funcional. Nos últimos anos, ficou evidente que a cultura patrimonialista lamentavelmente continua sobrevivendo na política brasileira. Esta Casa precisa dizer não aos excessos administrativos”, disse Randolfe, referindo-se ao filósofo alemão e com menção aos escândalo dos atos secretos, que abalou a Casa em 2009.
No início da semana o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) enviou carta a Sarney informando que não lhe daria seu voto. Mas o senador pedetista não adiantou se votaria em Randolfe. Além de Cristovam, nomes como Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PE), embora integrantes da base, têm postura independente da orientação partidária e já declararam discordar da permanência de Sarney no comando do Senado. Encerrada a votação, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu a palavra e parabenizou Sarney. O petista falou rapidamente sobre a situação de convulsão política no Egito antes de passar a palavra para o adversário de Sarney na eleição de hoje. “Foi uma honra debater com esse Senado, foi uma honra debater com vossa excelência”, declarou o parlamentar do Psol. “Muito obrigado pela elegância de vossa excelência e pelas palavras generosas”, devolveu Sarney.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar