Para promover os destinos que têm como foco a sustentabilidade ambiental, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realizou esta semana viagens com jornalistas da Alemanha e dos Estados Unidos (press trips) que atuam em veículos de comunicação e instituições internacionais para divulgar destinos ecologicamente responsáveis.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, foi o local apresentado à imprensa alemã. Este país é conhecido por seu grande interesse em ecoturismo, natureza ou aventura, que, segundo aponta o estudo Demanda Turística Internacional de 2007, figuram como motivação de 32,6% dos alemães em visitar o Brasil.
Além de mostrar o programa de ecoturismo que é desenvolvido na Reserva Mamirauá desde 1998, a viagem ajuda a divulgar a diversidade cultural e natural da região, assim como os costumes dos ribeirinhos que vivem e atuam na unidade de conservação. A visita, que começou no dia 7, terminou ontem.
Alta Floresta, no Mato Grosso, também foi cenário para a divulgação de destinos e projetos sustentáveis para os jornalistas norte-americanos ligados à Green Living Project –companhia de mídia, marketing e entretenimento que apresenta iniciativas sustentáveis de sucesso ao redor do mundo. A viagem aconteceu entre os dias 6 e 12 de abril.
Na ocasião, os jornalistas captaram imagens e depoimentos para produção de um documentário sobre os melhores exemplos de sustentabilidade na América do Sul. O material produzido (foto e vídeo) pela equipe do Green Living Project, será doado ao banco de imagens da Embratur.
Entre os locais visitados está o Cristalino Jungle Lodge, RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Nacional) que atua na área de conservação, educação ambiental e turismo responsável. A iniciativa foi vencedora do prêmio World Savers Awards de 2008 pela Condé Nast Traveler, prêmio internacional em turismo e hotelaria, no que diz respeito à responsabilidade social, sustentabilidade e conservação ambiental.
O principal objetivo das press trips é convidar jornalistas estrangeiros para conhecerem os destinos turísticos brasileiros e gerar reportagens sobre o Brasil na mídia internacional, além de estabelecer contatos com os principais veículos de comunicação do exterior. A ação faz parte da estratégia da Embratur para divulgar o país no mercado internacional e assim atrair cada vez mais turistas estrangeiros com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Jornalistas conhecem iniciativas de turismo sustentável do país
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:
Qual sua opinião? Deixe seu comentário
Notícias Recentes
Shopee ultrapassa Shein em downloads, à espera da Temu
24 de abril de 2024
Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios
23 de abril de 2024
Entrada de turistas no Brasil foi recorde em março, diz Embratur
23 de abril de 2024
Transporte marítimo de carga vive incertezas após caos logístico na pandemia
23 de abril de 2024
Marco Civil da Internet celebra uma década em meio a debates
23 de abril de 2024
Produção de bicicletas ainda em queda
23 de abril de 2024
Intenção de Consumo das Famílias de Manaus em abril fica acima da média nacional
23 de abril de 2024