11 de abril de 2021

Jornalistas conhecem iniciativas de turismo sustentável do país

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, foi o local apresentado à imprensa alemã

Para promover os destinos que têm como foco a sustentabilidade ambiental, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), realizou esta semana viagens com jornalistas da Alemanha e dos Estados Unidos (press trips) que atuam em veículos de comunicação e instituições internacionais para divulgar destinos ecologicamente responsáveis.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, foi o local apresentado à imprensa alemã. Este país é conhecido por seu grande interesse em ecoturismo, natureza ou aventura, que, segundo aponta o estudo Demanda Turística Internacional de 2007, figuram como motivação de 32,6% dos alemães em visitar o Brasil.
Além de mostrar o programa de ecoturismo que é desenvolvido na Reserva Mamirauá desde 1998, a viagem ajuda a divulgar a diversidade cultural e natural da região, assim como os costumes dos ribeirinhos que vivem e atuam na unidade de conservação. A visita, que começou no dia 7, terminou ontem.
Alta Floresta, no Mato Grosso, também foi cenário para a divulgação de destinos e projetos sustentáveis para os jornalistas norte-americanos ligados à Green Living Project –companhia de mídia, mar­keting e entretenimento que apresenta iniciativas sustentáveis de sucesso ao redor do mundo. A viagem aconteceu entre os dias 6 e 12 de abril.
Na ocasião, os jornalistas captaram imagens e depoimentos para produção de um documentário sobre os melhores exemplos de sustentabilidade na América do Sul. O material produzido (foto e vídeo) pela equipe do Green Living Project, será doado ao banco de imagens da Embratur.
Entre os locais visitados está o Cristalino Jungle Lodge, RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Nacional) que atua na área de conservação, educação ambiental e turismo responsável. A iniciativa foi vencedora do prêmio World Savers Awards de 2008 pela Condé Nast Traveler, prêmio internacional em turismo e hotelaria, no que diz respeito à responsabilidade social, sustentabilidade e conservação ambiental.
O principal objetivo das press trips é convidar jornalistas estrangeiros para conhecerem os destinos turísticos brasileiros e gerar reportagens sobre o Brasil na mídia internacional, além de estabelecer contatos com os principais veículos de comunicação do exterior. A ação faz parte da estratégia da Embratur para divulgar o país no mercado internacional e assim atrair cada vez mais turistas estrangeiros com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email