Pesquisar
Close this search box.

Jóias produzidas com garrafas PET em destaque

https://www.jcam.com.br/ppart05032010.jpg

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h30, a designer Michelle Moraes lança oficialmente a coleção de jóias contemporâneas da série intitulada Petinox. O evento acontece, na Galeria Thiago de Mello, da Saraiva MegaStore, no Manauara Shopping. Algumas peças que vão ser apresentadas fizeram parte do trabalho de conclusão do curso de Especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação, do Senac/AM.
Para o desfile, Michelle promete muitas novidades, criadas especialmente para a ocasião, e que pretende atender a estilos mais sofisticados ou despojados. Serão mostrados colares, braceletes, pulseiras e brincos. Todas as criações são feitas com garrafas pet, resíduos industriais de inox e outros materiais recicláveis.
O desfile-performance vai ter uma participação especial, a de bailarinos do Corpo de Arte Contemporânea. O grupo desenvolve, no Amazonas, um trabalho chamado IN /COR/ PORE, com pinturas corporais, performances, fotografia e tecnologia através do vídeo. A apresentação também vai contar com a participação do DJ Marcelo Fernandes, cenário e videoarte projetada no telão. A intenção é fazer com que o expectador mergulhe um pouco no universo da artista e perceba as criações através de várias linguagens.
Essa, pode se dizer, que é a estreia oficial da artista no segmento de moda, mais precisamente no design de jóias.
Michelle Moraes que é radialista e formada em relações públicas pela Universidade Federal do Amazonas, já foi repórter na TV Cultura do Amazonas, quando decidiu dedicar-se à produção audiovisual. Sua ligação com as artes sempre foi uma constante. Ela se diz uma apaixonada pelas artes em geral. Já fez teatro, dança e algumas experimentações com cinema. Ela acredita que a experiência obtida nas várias artes a influenciam diretamente no processo criativo. Todas as criações nasceram de um cuidadoso estudo visual, que vai desde a pesquisa de materiais, passando pelo design e composição final das peças.
Michelle já participou de um concurso internacional de design de jóias e acessórios, o Enlightened – Swaroviski Elements, promovido pela Passion Topaz, uma empresa sediada em Munique, na Alemanha, que faz lapidação de cristais para a confecção de jóias e outros objetos de arte e decoração. Ela teve uma criação sua, um pente de cabelo todo cravejado em pedras entre os destaques de uma publicação do concurso, em que teve mais de 3 mil peças inscritas de designers do mundo inteiro.

Conceito de jóia

A transformação e ampliação do conceito de jóia deixam claro que a joalheria, assim como outros segmentos artísticos vivem um período de experimentação nas composições, dos materiais e descobertas de caminhos na forma de fazer. No chamado período contemporâneo, é como se não houvesse fronteiras para a criação. E isso é perceptível quando nos deparamos com produções criativas surpreendentes, usando apenas material reciclável ou materiais usados para outros fins.
A coleção Petinox, da designer Michelle Moraes faz parte desse novo jeito de olhar e de se produzir jóias. A proposta dessa coleção é enfocar como o design ou o desenho, como preferir, aliado aos materiais utilizados, vem se mostrando um importante quesito que agrega valor às jóias contemporâneas. Sem contar, o aspecto ecológico aliado à visão de sustentabilidade.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar