Pesquisar
Close this search box.

Jefferson Praia garante verba para cursos tecnológicos no Amazonas

Emenda apresentada pelo senador Jefferson Praia (PDT-AM) ao Orçamento Geral da União 2009 garantiu recursos da ordem de R$ 500 mil ao Projeto Edutecam (Educação e Tecnologia para o Amazonas), uma iniciativa do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas). Graças à emenda do senador amazonense, Manaus e vários municípios do interior do Estado receberam cursos e treinamentos em diversas áreas, atendendo a um público – direto e indireto – estimado em 5.800 pessoas.
As oficinas foram iniciadas em março último e se estenderão até o mês de dezembro deste ano. Englobam as mais diversas áreas, tais como gestão de recursos hídricos, anatomia de madeiras amazônicas, geocartografia, desenvolvimento regional, artesanato e treinamento em sistemas agroflorestais.
O Edutecam dá grande atenção a quem trabalha com apicultura no Amazonas, oferecendo cursos específicos que abordam meliponicultura, polinização das abelhas indígenas sem ferrão, identificação de abelhas, pastagem meliponícola, extração de mel e produtos de abelhas, cosméticos dos produtos de abelhas e, finalmente, hidromel e culinária com produtos meliponícolas.
Os participantes dos treinamentos são secretários municipais, professores e alunos universitários, a classe política, servidores públicos, microempresários, gestores e produtores rurais, entre tantos outros. Na oficina de anatomia de madeira da Amazônia (métodos de identificação macroscópica), por exemplo, estão inscritos policiais da Interpol ligados ao controle do tráfico de madeiras. 
Os cursos foram sediados em municípios-foco, a saber: Parintins, Tabatinga, Presidente Figueiredo, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Humaitá, Novo Airão, Careiro da Várzea/Castanho e Itacoatiara, além da capital Manaus. Mas a área de abrangência se estende a outras localidades, como Barreirinha, Maués, Boa Vista do Ramos, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Iranduba, Itacoatiara e tantas outras.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar