3 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Jefferson Peres – um legado ético

 Neste dia 18 de março Jefferson Peres faria  90 anos de idade,se ainda estivesse entre nós. Mas em maio de 2018 ele partiu para a Eternidade. Quando faleceu , o saudoso senador estava desgostoso com o sistema político brasileiro, por conta de episódios graves de corrupção e outras práticas nocivas que desvirtuavam – e continuam a desvirtuar – o verdadeiro sentido da democracia. Sua decepção era tanta que ele tinha anunciado que não prosseguiria mais na atividade política. Antes de concluir seu último mandato de senador ele se foi e nos deixou órfãos do seu exemplo inspirador de conduta ética na política .

  Jefferson Peres foi realmente um político exemplar . Levava a sério os preceitos éticos que ele anunciava e praticava, como cidadão e como homem público. Sua honestidade era um fato indiscutível para os que o conheciam pessoalmente e para todos que o acompanhavam – no Amazonas e noutros estados do país sua forma genuína de “fazer política”. Sua exemplaridade se traduzia na sua simplicidade, austeridade, recusa de privilégios e postura incisiva e firme, mas sempre respeitosa – e respeitada – diante de situações de injustiças e outros descalabros que ele enfrentava . Sim, Jefferson Péres era como um facho de luz dentro da política brasileira, reconhecido e valorizado em todo país! Era um orgulho para mim – e para tantos outros amazonenses – observar este reconhecimento de brasileiros de todos os rincões do Brasil! O pequeno grande homem que foi – e continua a ser – Jefferson Péres – deu lições inesquecíveis de amor ao Amazonas, ao país , com sua defesa inabalável dos valores e princípios morais que devem presidir a vida de todos que se dedicam às causas públicas. Neste sentido destaco seu afeto e compromisso especial com a cidade de Manaus, expresso nos seus artigos e na sua atuação política desde os tempos em que exerceu mandato de vereador, com destaque para a defesa da proteção do patrimônio histórico de nossa cidade. E num sentido mais amplo ele sempre se posicionava , com precisão e brilhantismo , a favor das boas causas e da verdade .

   Afirmam seus ex alunos universitários, muitos deles ocupando posições proeminentes na sociedade amazonense, que ele foi um excelente professor. Na Política certamente ele também o foi , mas infelizmente ainda há muitos políticos que se recusam a aprender suas lições de comportamento exemplar .  

   Penso que cabe certamente aos cidadãos trabalhadores e honestos fazerem a opção por políticos que – apesar de suas limitações e imperfeições humanas – se inspiram e se coadunam com o admirável legado de Jefferson Péres.

   Não podemos desistir da Esperança. Jefferson Peres ainda vive nos nossos corações e mentes.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email