Pesquisar
Close this search box.

jazzista Ítalo Jimenez apresenta espetáculo ‘Return of jazz’

Depois de mais de um ano sem sentir o calor presencial do público, o jazzista Ítalo Jimenez apresenta seu mais novo espetáculo ‘Return of jazz’, nesta quinta-feira, 3, às 19h, no palco do restaurante Fish Maria, no conjunto Morada do Sol.

Em março, o Jornal do Commercio entrevistou Ítalo quando do lançamento de seu blog ‘Jazz na Floresta’, onde ele conta sua história, ou histórias, em mais de 20 anos como jazzista, um dos pioneiros no Amazonas deste estilo musical americano. O material faz parte do acervo pessoal do saxofonista e integra um clipping de publicações armazenadas pelo artista desde 1990.

“Agora estamos celebrando o nosso retorno ao palco com a presença do público e isto é muito gratificante. Para o Fish Maria também é um momento importante, pois o espaço foi inaugurado recentemente, em novo endereço, e o Paulo Fortunato, proprietário da casa, sempre se preocupou em apresentar músicos locais em seus estabelecimentos”, disse.

Ítalo Jimenez apresenta seu mais novo espetáculo ‘Return of jazz’ – Foto: Divulgação

Na sexta-feira e no sábado o Fish Maria já possui uma programação regional, e acrescentou a quinta-feira como o espaço para o jazz.

Ítalo lembrou que durante todo o tempo em que, por causa da pandemia, ficou recluso em casa, praticamente se isolou. Fez algumas lives, foi convidado para outras, mas preferiu se proteger. Aproveitando esse momento de introspecção, começou a compor.

“Compus em torno de seis músicas, todas instrumentais. Algumas eu irei apresentar no show de quinta-feira, mas todas irão entrar no CD ‘Amazonas and jazz’, que pretendo gravar e lançar ainda este ano”, adiantou.

O CD faz parte de um projeto de Ítalo contemplado no Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da ManausCult, na categoria Manifestações Culturais, e recebeu os recursos para a produção via Lei Aldir Blanc.

Noite promete

No show ‘Return of jazz’, Ítalo, com sax e flauta, estará acompanhado pelo seu grupo ‘Ítalo Jimenez Quarteto’, formado por três feras do jazz: Aldenor Honorato, guitarra; Airton Silva, bateria; e Miqueias Pinheiro, baixo.

Ítalo e seu grupo ‘Ítalo Jimenez Quarteto’, formado por três feras do jazz – Foto: Divulgação

Aldenor e Airton integram a Amazonas Jazz Band, da qual Ítalo também faz parte desde o começo.

Criada pela Secretaria de Cultura do Amazonas, em 2000, a Amazonas Jazz Band, apesar do nome, preserva e incentiva a criação de música popular instrumental, não privilegiando apenas o jazz, mas também outras vertentes associadas a este estilo, como o blues e a brasileira bossa nova.

Miqueias Pinheiro é professor de contrabaixo no Cláudio Santoro.

Criado em 1998, não só na música, mas também na dança, teatro, artes plásticas e cinema, o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, em Manaus e Parintins, já capacitou mais de 450 mil pessoas e atendeu mais de 73 mil alunos em cursos livres de arte.      

Com os quatro performers no palco do Fish Maria, a noite de quinta-feira promete.

“O show terá duas entradas de 50 minutos onde apresentaremos clássicos do jazz, de Miles Davis, John Coltrane, e Wayne Shorter, entre outros ‘monstros’ do jazz; música popular brasileira; bossa nova, com Tom Jobim; e blues”, listou.

Algumas das composições criadas por Ítalo durante seus momentos de isolamento social, também farão parte do repertório.

“Destaco a música ‘Angelu’s blues’, um latin jazz em homenagem ao meu jabuti Ângelo. Com tempo de sobra, pude observar melhor o comportamento dele, e fiz a música dentro da passada do Ângelo. Se engana quem pensa que jabutis não podem ser rápidos”, riu.

Público crescente

Há mais de 20 anos acompanhando a cena jazzística, em Manaus, Ítalo diz que tem percebido o aumento gradual de amantes desse estilo, que é considerado um tipo de música apreciado somente pela elite, por uma casta que entende de boa música.

“No começo, diria que era isso mesmo, mas as coisas mudam. Queremos desmistificar que o jazz é somente para alguns. Apesar de ser um estilo musical realmente refinado, ele pode muito bem ser popular, por que não? Prova disso é que, nesses anos todos em que toco jazz, vi outros grupos surgirem em Manaus e, junto com eles, um público crescente de todas as classes e idades que admira o estilo. Para o show de quinta-feira o pessoal já está ligando e reservando mesas”, afirmou.

Ítalo considera o ‘Return of jazz’ uma forma de gratidão a Deus por estar voltando a tocar presencialmente para seu público, com saúde e fazendo o som que gosta.

O jazzista tem um CD solo ‘Codajazz’, gravado em 2001 pelo projeto ‘Valores da Terra’, e inúmeras participações em outros CDs, como o da OBA (Orquestra Barroca do Amazonas), ‘Amazonas Jazz Band’, banda ‘Os Tucumanus’, Miquéias Pinheiro, Eduardo Branco, entre outros.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Ítalo Jimenez pode acessar o Face: Ítalo Jimenez Oficial; o Instagram: @italojuliojimenez; o seu canal no YouTube: Ítalo Jimenez; e o blog: www.jazznafloresta.com.

Serviço:

O que: Show ‘Return of jazz’

Onde: Peixaria Fish Maria

Rua Nazira Daou, 22 – Morada do Sol

Quando: Dia 3, quinta-feira, às 19h

Valor: Couvert R$ 15,

Informações: 3090-6710

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar