Pesquisar
Close this search box.

Jato executivo Global 5000 estabelece novo recorde

O jato executivo Global 5000, fabricado pela Bombar­­dier Aerospace, estabeleceu um novo recorde mundial de ve­­locidade em uma viagem tran­­­­satlântica. No dia 21 de ou­­­tubro, completou o trecho de 6.675 quilômetros entre Ber­­lim, na Alemanha, e Washing­ton, nos Estados Unidos, sem escala, em apenas oito horas e 17 minutos. “É a maior mar­­­­ca já alcançada na história da aviação civil”, contou Jo­­sé Edu­­ardo Brandão, dire­­tor-co­­mer­­­cial da OceanAir Táxi Aéreo, representante comercial exclusivo no Brasil da linha de jatos executivos da empresa canadense Bombardier.

O Global 5000 partiu do aeroporto de Schönefeld com uma carga equivalente ao trans­­­porte de 12 pessoas. Na verdade, a viagem foi realizada com três tripulantes, sete passageiros, além de 1.200 libras (544 kg) de combustível acima da reserva para pousar em Wa­­­shington. O vôo contou com a presença de Kristian R. May­­­nard, representante da NAA (National Aeronautic Associa­­tion), que oficializou o recorde.

A aeronave deixou Berlim às 10h36 do horário local. Cruzou o oceano Atlântico em velocidade de cruzeiro de Mach 0.85 (907 km/h), com ventos de até 70 nós (129 km/h). A altitude máxima alcançada foi de 43 mil pés (13.100m).

Chegou ao aeroporto de Dulles, na capital americana, às 12h53 do horário local. “O vôo serviu­ para demonstrar a velocidade­ incomparável e o alcance supe­rior de um Global 5000. A ae­­ronave chegou de 20 a 30 minutos antes de um vôo comercial”, afirmou Brandão.

Esse foi o quarto recorde alcançado pelo Global 5000 a ser reconhecido pela NAA. Em julho de 2004, o jato percorreu os 8.919 km entre São Francisco, nos Estados Unidos,­ e Londres, na Inglaterra, em nove horas e 34 minutos.

Em outubro do mesmo ano, viajou entre Dublin, na Ir­­lan­­­da, e Las Vegas, nos Estados Unidos, num total de 8,513 quilômetros, em 9 horas e 55 minutos. Em ambos os casos, a velocidade máxima de cruzeiro foi de Mach 0.85 (904 km/h). Em junho de 2005, a viagem de 3.510 quilômetros entre Chicago e Paris foi de se­­­te horas e 15 minutos.

“Mais uma vez, o Global 5000 demonstrou sua fantástica capacidade em percorrer distâncias transatlânticas num tempo menor do qualquer outra aeronave de sua categoria”, destacou Brandão. “Sem falar que oferece a cabine mais espaçosa e os recursos tecnológicos mais avançados do setor atualmente”, complementou.

A Bombardier Aerospace atua no mercado brasileiro de jatos executivos com os modelos das famílias Learjet, Challenger e Global. Sua representante comercial exclusiva é a OceanAir Táxi Aéreo, uma empresa do grupo Synergy, que também inclui a Ocean­Air Linhas Aéreas, a Avianca (Colômbia), a Vipsa (Equador)­ e a Turbserv, dedicada à manutenção de turbinas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar