Nesta quinta-feira (08), o Japão foi atingido por um terremoto de magnitude 7,1, na costa da ilha de Kyushu, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os momentos de tensão foram registrados em vídeos pela população.
Até o momento, há registro de dois feridos em decorrência do terremoto, que acabou desencadeando um tsunami com ondas de até meio metro. As primeiras ondas foram registradas no porto de Nichinan, que chegavam a 20 centímetros e logo subiram para 40 centímetros em Aburatsu, cidades de Nichihan.
Já o tsunami mais alto, que alcançou 50 centímetros, ocorreu no porto de Miyazaki, enquanto ondas menores atingiram vários outros locais.
Após três horas de terremoto, as autoridades suspenderam o alerta de tsunami, menos em Miyazaki, onde as mudanças nas marés permaneceram. O governo japonês montou um grupo de trabalho para coordenar a resposta ao desastre.
Localizado no “círculo de fogo” do Pacífico, o Japão é um dos países com maior atividade sísmica de todo o mundo, sofrendo quase 1.500 terremotos por ano. No dia 1º de janeiro deste ano, mais de 200 pessoas morreram em um intenso terremoto na penísula de Noto.