6 de novembro de 2024

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de alta magnitude

Até o momento, há registro de dois feridos em decorrência do terremoto, que acabou desencadeando um tsunami com ondas de até meio metro.

Nesta quinta-feira (08), o Japão foi atingido por um terremoto de magnitude 7,1, na costa da ilha de Kyushu, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os momentos de tensão foram registrados em vídeos pela população.

Até o momento, há registro de dois feridos em decorrência do terremoto, que acabou desencadeando um tsunami com ondas de até meio metro. As primeiras ondas foram registradas no porto de Nichinan, que chegavam a 20 centímetros e logo subiram para 40 centímetros em Aburatsu, cidades de Nichihan.

Já o tsunami mais alto, que alcançou 50 centímetros, ocorreu no porto de Miyazaki, enquanto ondas menores atingiram vários outros locais.

Após três horas de terremoto, as autoridades suspenderam o alerta de tsunami, menos em Miyazaki, onde as mudanças nas marés permaneceram. O governo japonês montou um grupo de trabalho para coordenar a resposta ao desastre.

Localizado no “círculo de fogo” do Pacífico, o Japão é um dos países com maior atividade sísmica de todo o mundo, sofrendo quase 1.500 terremotos por ano. No dia 1º de janeiro deste ano, mais de 200 pessoas morreram em um intenso terremoto na penísula de Noto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar