Pesquisar
Close this search box.

Janjão quer reciclagem do óleo de cozinha

Uma das maiores vilãs do meio ambiente, a gordura saturada (óleo de cozinha, azeites e gordura vegetal) pode ganhar coleta seletiva, armazenamento e reciclagem, em Manaus. A vereadora Cláudia Janjão (PMDB) apresentou projeto criando o programa para destinação e recolhimento da gordura utilizada na fritura de alimentos. Hoje, esses resíduos domésticos são totalmente despejados nas redes de esgoto e levados para igarapés e rios da cidade.

O projeto de lei começou a tramitar na última sessão antes do feriadão e agora está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. De acordo com a proposta da vereadora, será criado um programa municipal que terá como objetivo reduzir ao máximo o lançamento de óleo vegetal nos encanamentos que ligam a rede coletora de esgoto e fossas sépticas. A Prefeitura deverá, portanto, estabelecer normas específicas para o controle da emissão do poluente, fazer campanhas educativas e fazer parcerias com órgãos públicos e privados para a coleta, manuseio, tratamento e armazenamento dos resíduos. A vereadora usa como argumento que a emissão da gordura saturada no meio ambiente está contaminando, de forma irreversível, os igarapés e lençóis freáticos.

O óleo e a gordura comestíveis são produtos de difícil degradação porque não se dissolvem ou se misturam à água. Levados aos rios e igarapés por meio das redes de esgoto, formam uma densa camada na superfície que impede a oxigenação das águas. Da mesma forma, óleos, azeites e gorduras são danosos ao sistema de esgoto, obstruindo as tubulações. Com o entupimento da rede, os esgotos se infiltram no solo contaminando o lençol freático. Para desobstruir a rede de esgoto são utilizados produtos químicos altamente tóxicos. “Com isso, criamos uma cadeia perniciosa, que causa danos irreparáveis ao meio ambiente”, sustenta a vereadora.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar