Pesquisar
Close this search box.

Já tem candidato trabalhando para eleições de 2022

Quatro pretensos candidatos já se articulam para as eleições majoritárias do próximo ano no Amazonas. As negociações acontecem nos bastidores. Além do governador do Estado, Wilson Lima (PSC), que vai tentar a reeleição, o deputado federal Jose Ricardo Wendling (PT-AM) e o coronel Alfredo Menezes, ex-superintendente da Suframa, são outros dois que costuram possíveis alianças para a formação de chapa em 2022. No páreo figura também o ex-governador Amazonino Mendes (PSD), que ainda não está morto eleitoralmente, apesar da idade avançada.

Wilson Lima deve investir pesado na próxima campanha para desmitificar responsabilidades pela pandemia aguda, acirrada, que atingiu o Amazonas, segundo cientistas e analistas políticos. É muito trabalho para cooptar novos e antigos eleitores. Outra estratégia será escolher com muito cuidado o novo vice para não culminar com o desastre em relação ao atual, hoje distanciado e um desafeto político ferrenho do governador. 

José Ricardo tenta unificar o já rachado PT local para fortalecer a sua candidatura como cabeça de chapa. Mas pode ter como uma ‘pedra no sapato’ a outra ala da legenda liderada pelo deputado estadual Sinésio Campos.

Por ora, Sinésio desconversa e diz que o partido não está interessado nas eleições. E que a prioridade é a pandemia. Mas nos bastidores comenta-se, porém, que ele promete brigar feio para ser o candidato majoritário do PT.

Alfredo Menezes virá com o discurso de sempre, dizendo-se o candidato que tem o mesmo DNA do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), convergindo com suas propostas de governo. Será que desta vez ele leva? Para a prefeitura, foi um desastre. Vamos ver.

Reação

A bancada governista pulou, chiou, reagiu agressivamente, contra o presidente Jair Bolsonaro. Insatisfeito com os ataques da CPI da Pandemia ao seu governo, ele mandou um recado aos políticos amazonenses. “Já pensaram o Amazonas sem a ZFM”. A declaração foi interpretada como uma a ameaça velada ao projeto. Vamos ficar vigilantes!

Economia

Pelo menos R$ 87 milhões foram economizados com a revisão de contratos de obras feitos pela gestão passada da prefeitura de Manaus, segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta. Ele diz que tem sido um desafio otimizar os gastos públicos para garantir a melhoria dos serviços à população, principalmente nesta época de enchente.

Energia

A justiça revogou a decisão que proibia o corte de energia por falta de pagamento durante a pandemia de coronavírus no Estado, informou a Amazonas Energia. Agora, quem não pagar regularmente as faturas, ficará sem o serviço, alerta a empresa. Desde março de 2020, quando houve o primeiro pico de Covid-19, a concessionária teve que suspender os cortes após uma ação movida pelo Defensoria Pública.

Encontro

lula
Foto: Divulgação

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva decidiram fumar o ‘cachimbo da paz’. Eles tiveram um encontro na casa do ex-ministro Nelson Jobim. FHC e Lula já trocaram farpas colossais e nunca tiveram a preocupação de esconder isso de ninguém. Agora, porém, voltam a aparecer juntos. O tucano já confirmou que votará em Lula se o petista for candidato em 2022. Bolsonaro deve estar com a orelha em pé!

Variante

O Brasil começou a registrar os primeiros casos da variante indiana do coronavírus, conhecida como B.1.617. Ela já predomina na Índia e foi confirmada em mais de 50 outros territórios e países. A vigilância sanitária nacional acendeu o alerta nas medidas de segurança para evitar que a nova cepa se dissemine. Cientistas brasileiros avaliam que o País não poderá suportar uma possível terceira onda da pandemia.

Vulneráveis

A ajuda chega às pessoas com maior vulnerabilidade social. O governo do Amazonas entregou mais 72 toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar para os desabrigados na enchente deste ano, que pode superar a cheia de 2012, considerada recorde. Os alimentos também foram distribuídos a instituições que prestam serviços sociais e de auxílio. É a solidariedade em ação!

Vacinas

A Europa promete doar pelo menos 100 milhões de vacinas contra a Covid-19 a países pobres e de baixa renda até o final do ano. A garantia é da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leven. O anúncio foi feito durante a abertura da Cúpula Global de Saúde do G20 que reúne as maiores economias do mundo. O governo chinês também prometeu fazer a doação de US$ 3 bilhões a países em desenvolvimento.

Declaração

A Receita criou um assistente virtual para o preenchimento da declaração do IR cujo prazo se encerra no próximo dia 31.  Usando inteligência artificial, a nova ferramenta está disponível nas versões do aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.

Madeireira

Policiais ambientais apreenderam 10 toneladas de carvão vegetal ilegal em uma madeireira no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). A carga foi apreendida em um caminhão que trafegava num trecho da BR-319. Segundo o Batalhão da Polícia Ambiental da PM, que fez o flagrante da irregularidade, a empresa tinha seis fornos, construía outros seis e funcionava sem licença.

FRASES

bolsonaro

“O comunismo não deu certo em lugar nenhum do mundo, a população do Maranhão será libertada dessa praga”.

Jair Bolsonaro, presidente da República.
lula

“Fico feliz que ele tinha dito que votaria em mim e eu faria o mesmo se fosse o contrário”.

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República.
Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar