Iteam entrega nova remessa de títulos de terra em Maués

Um total de 131 trabalhadores rurais de Maués vai receber do go­­­­ve­r­­­­­no do Estado, por meio do Iteam (Instituto de Terras do Amazonas), títulos de posse de terra. A entrega ocorre hoje e vai dar a eles cidadania e acesso direto às linhas de crédito dos bancos e programas dos governos estadual e federal.
A expedição dos títulos é resultado da criação do Fórum da Terra em Maués, onde foram deliberadas e priorizadas as demandas por legalização. De acordo com o presidente do Iteam, Sebastião Nunes, o gover­no está atento e tomando providências sobre tudo que acontece em Maués na área ambiental. O que inclui, segundo ele, denúncias de desmatamento irregular.
Desde 2003, o trabalho de regularização fundiária vem se intensificando no município, um dos maiores do Estado. Em 2008, uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) beneficiou os agricultores das comunidades Santa Clara e São Sebastião com a posse da terra.
Na ocasião foram entregues­ 180 títulos provisórios, 43 CDRUs (Concessão de Direito Real de Uso) para a floresta estadual de Maués e 72 títulos definitivos para o município. Este mês foi criado um acordo de Coope­ração Técnica entre Iteam e Ceuc (Centro Estadual de Unidades de Conservação) que irá permitir a legalização de áreas dentro da floresta estadual.
Sebastião Nunes também anunciou que o governo estadual fechou um pacto de legalidade com os agricultores de Maués, o que na prática uniu as comunidades ao po­der estadual e municipal para barrar o desmatamento e a ilegalidade na região. “O agricultor de Maués tem plena consciência da importância da floresta para sua família e seu futuro”, afirmou ele.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email