Pesquisar
Close this search box.

Iranduba ganha usina de beneficiamento

Uma moderna indústria de beneficiamento da borracha será instalada no município de Iranduba, devendo gerar nos próximos cinco anos cerca de 10 mil empregos indiretos. O investimento está sendo feito pelo empresário e deputado acreano, Mazinho Serafim (PSDB), 40. Ele e representantes do governo do Estado e da prefeitura de Iranduba estiveram durante a semana reconhecendo a área onde será construída a usina que terá capacidade para processar, inicialmente, 300 toneladas por mês da matéria-prima destinada à fabricação de pneus de bicicleta e motocicleta pela Levorin Pneus em Manaus.
O empresário e parlamentar da Assembleia Legislativa do Acre atua no ramo há 20 anos e é cliente do Amazonas pelos menos há 8 anos, quando começou a comprar a borracha oriunda dos seringais dos vales do Juruá e Purus. ”Estou aqui, a convite do governador Eduardo Braga para montar uma indústria de beneficiamento de borracha. Compro 80% da produção do estado do Amazonas”, disse, acrescentando que o Acre a aquisição supre a deficiência de produção acreana.
O projeto orçado em R$ 5 milhões vai processar, inicialmente, a partir de abril de 2010, em torno de 300 toneladas de borracha por mês cuja produção será entregue para a fabricante de pneus Neotec unidade fabril filiada da Levorin. “Vamos entregar essa produção de borracha processada para a fabricante de pneus”, assegura o empresário.

Produção externa

Para atender a demanda da Neotec, seria necessário beneficiar uma produção de 500 toneladas de borracha bruta/mês. Hoje, a capacidade do Amazonas é de 100 toneladas mês. O deputado garante que o Estado tem essa produção mas grandes áreas ainda estão desativadas. Para atender a demanda assumida com a empresa paulista, o Estado vai comprar o produto dos estados de Rondônia e Mato Grosso.
“De início agora, para entregar essa borracha a Levorin, vamos comprar do Acre, Rondônia e Mato Grosso para beneficiar na nossa usina aqui, no Amazonas, município de Iranduba”, frisou.
Para o diretor-presidente da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), Valdelino Cavalcante, além do emprego que vai gerar, em torno de 100 postos diretos e 3.000 indiretos, a instalação da usina vai incentivar o aumento da produção local e em cinco anos atender 100% da capacidade que é a produção de 500 toneladas de borracha bruta.
O projeto já está em andamento no município de Iranduba cujo prazo para funcionar é de cinco meses, devendo em abril estar pronta já que a Neotec deve iniciar o processo de produção no início do segundo semestre de 2010. Segundo o deputado, os investimentos contam com uma contrapartida privada e outra, financiada pela Afeam (Agência de Fomento do Estado do Amazonas).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar