IPEA prevê queda de 12% na produção

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estima que a produção industrial do país deve retrair 12% em maio, comparação com o desempenho da indústria registrado no mesmo mês do ano passado. Contra abril, o instituto prevê um incremento de 0,7%. Considerando os cinco meses de 2009, o instituto calcula uma queda de 14,6%, na comparação com a produção industrial calculada para o período de janeiro a maio de 2008.
Para fazer sua estimativa, a equipe de analistas do Ipea leva em conta quatro fatores: o fluxo de veículos pesados, a produção de papelão ondulado, a produção de veículos e o consumo de energia. Todos os quatro fatores registraram retração na comparação de maio contra maio de: 2,9%, 6,5%, 8% e 2,7%.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) calculou uma queda de 14,8% na produção industrial do país na comparação do desempenho registrado em abril de 2009 com abril de 2008. Contra março, houve um crescimento de 1,1%.
Segundo o IBGE, apesar de certa estabilidade na taxa global de desemprego em maio, o mercado de trabalho vem tendo, em 2009, desempenho inferior ao que era observado no ano passado.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email