Ipea lança “Políticas de Incentivo à Inovação Tecnológica no Brasil”

Neste mês de setembro, o Ipea completa 44 anos. E o lançamento do”Políticas de Incentivo à Inovação Tecnológica no Brasil” integra a programação de eventos comemorativos.
O livro é a continuidade do esforço que o Ipea tem desenvolvido nos últimos anos em avaliar e sugerir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da produção. Vários estudos sobre a inovação tecnológica no setor produtivo brasileiro e seus impactos sobre a produtividade das empresas e a geração de empregos já foram realizados. Tais estudos indicam que as empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, que diferenciam seus produtos, obtêm remuneração maior por suas vendas, com ganhos também para seus trabalhadores.
A experiência internacional mostra que o desenvolvimento de um robusto sistema nacional de inovação foi de fundamental importância para os países que lograram maiores níveis de desenvolvimento. Em anos mais recentes, nações como a Finlândia e da Coréia do Sul obtiveram um expressivo aumento da participação de seus produtos no comércio internacional de produtos de tecnologia mais sofisticada, com concomitante aumento no padrão de vida de suas populações. Isso foi obtido por meio da prioridade às políticas educacional e de C, T & I(Ciência, Tecnologia e Inovação), aliada ao empreendedorismo do setor produtivo.
Avaliação das instituições
O livro que o Ipea traz a público vem contribuir de modo mais objetivo para a avaliação de instituições, programas e políticas de incentivo a C, T & I no Brasil. Por meio de metodologias variadas, com destaque para a inovadora utilização de técnicas estatística na avaliação de políticas de públicas de C, T & I, os resultados indicam que as ações governamentais em geral contribuem positivamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Entretanto, é necessária uma maior integração das instituições governamentais que fazem parte do nosso sistema nacional de inovação, bem como uma maior ousadia do Estado no objetivo de alavancar o esforço tecnológico de nosso setor produtivo.
Este livro mostra que o Estado brasileiro tem papel importante na transformação do conhecimento em inovação tecnológica nas empresas.

Redação
Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:
Siga-nos
Notícias Recentes

Da Amazônia para o mundo

Retomada do setor de beleza segue em compasso lento


“Narrativas”

A indústria brasileira precisa se reposicionar
