Pesquisar
Close this search box.

Ipea admite mudanças no país

Em sua primeira análise sobre o mercado de trabalho assinada pelo economista Marcelo Nery na posição de presidente, o Ipea (Instituto de Política Econômica Aplicada) admite mudanças nas estatísticas do emprego a partir de 2011. O boletim que analisa a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), constata que, em relação a 2009, os números do mercado de trabalho no ano passado são positivos, porém “houve uma mudança na intensidade de melhora de alguns indicadores em relação a períodos anteriores”
O relatório do Ipea revela uma queda na taxa de participação das mulheres no período. De 2009 a 2011, a participação das mulheres no mercado de trabalho foi 4,3% menor. Na mesma direção, o boletim mostra queda na oferta de vagas para jovens com idades entre 15 e 24 anos, de 5,7%, e para pessoas com mais de 50 anos, de 3,5%, considerando o mesmo período de comparação.
Houve perda de ritmo também no acesso ao mercado de trabalho pelos moradores da região Nordeste do País. A partir de números da Pnad, o boletim demonstra que a variação na oferta de trabalho caiu 6,2% na região, de 2009 a 2011, enquanto na média do País a queda foi de 2,3%.
Ainda como economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Nery, que hoje preside o Ipea, ganhou reconhecimento pela sua pesquisa sobre o surgimento de uma classe média no País, a partir de um avanço, principalmente, da participação de mulheres, jovens e idosos e moradores da região Nordeste no mercado formal de trabalho.
A explicação foi de que “a economia criou postos de trabalho em ritmo menor do que o crescimento da população em idade de trabalhar, mas, assim mesmo, foi possível diminuir a proporção de desempregados porque uma fração maior da população decidiu não oferecer sua mão de obra no mercado”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar