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Invistir no PDV para conquistar clientes pelo olhar

A cidade de São Paulo sempre foi marcada por campanhas publicitárias estampadas em seus grandes outdoors. Hoje, após a Lei da Cidade Limpa, as empresas têm que repensar seu modo de fazer publicidade e de levar sua mensagem até os consumidores. Os investimentos realizados em marketing externo agora devem ser feitos em ações indoor. A criatividade e a capacidade de inovar são requisitos importantes para que os comerciantes, bem como as empresas, promovam seus produtos.
Acredito que uma das alternativas mais interessantes é investir em estratégias de comunicação para os PVDs (pontos-de-venda). Segundo alguns especialistas, 85% dos consumidores decidem o que vão comprar nos pontos de venda. Isso torna o PDV um assunto importante dentro do planejamento de venda. Podemos considerar que nele as ações de marketing acabam se concretizando em vendas efetivas.
Para chamar a atenção do público, existem diversos recursos como cartazes, monitores de LCD e os displays, que são dos mais variados tipos. Na Petink, empresa especializada em comunicação visual, desenvolvemos peças específicas para os PDVs. Para isso nos atentamos ao fato de que o consumidor faz uma associação direta entre os meios de comunicar, com a existência de um produto e a qualidade em si. Ou seja, aquele dito popular de que “a primeira impressão é a que fica” pode ser traduzido como: um display, ou qualquer outra peça de comunicação visual, que cause uma primeira boa impressão, pode gerar vendas de maneira mais efetiva.
Imagine-se no supermercado, olhando para a seção de cosméticos. As opções são tantas que nem sempre compramos pela marca de nossa preferência, mas aquela que se faz destacar em relação às outras. Essa primeira compra ao acaso pode gerar uma boa satisfação e, assim, a fidelização do consumidor. Tivemos uma experiência interessante na Petink. Criamos um display inovador para um de nossos clientes, no qual a pessoa pode sentir o cheiro do desodorante sem ter que ficar abrindo as embalagens, que nesse caso em específico, são lacradas. É uma maneira simples e eficiente de tentar conquistar o consumidor no ponto-de-venda.
Vale ressalwtar que a competitividade entre os produtos hoje se torna maior pelo fato de que tudo pode ser comprado a qualquer momento e em qualquer lugar, pela internet, por exemplo. Os apelos para que se compre esse ou aquele produto já ultrapassaram a barreira do mundo físico, o que reforça mais ainda a questão imagética de uma marca. Isso me faz crer que investimentos nos PDVs são essenciais para o sucesso comercial de um produto.
Para criar saídas inovadoras, temos um grande reforço no time de desenvolvimento de estratégias de comunicação empresarial. Estamos sempre antenados às tendências de mercado, além de estudar as melhores novidades em matéria de mar­keting indoor.
Acredito que, mesmo que um dia a Lei da Cidade Limpa deixe de existir, apostar em estratégias de marketing para o ponto de venda continuará sendo uma saída interessante para quem quiser garantir boas vendas. Afinal de contas, a impressão gerada pelos estímulos sensoriais no momento da compra sempre exercerão um grande poder na hora de decidir entre a marca A ou B.

Lourival Mariano é diretor, há 18 anos, da Petink, empresa especializada em impressões de grandes formatos. Para mais informações: www.petink.com.br

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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