Pesquisar
Close this search box.

Investimentos crescem 26% em 2012

Os fundos de private equity e venture capital (que compram participações em empresas) investiram R$ 14,8 bilhões em empresas no Brasil em 2012, volume 26,5% maior que o investido no ano anterior.
Os dados constam de estudo realizado pela consultoria KPMG apresentado ontem em evento da Abvcap (Associação Brasileira da Indústria de Venture Capital e Private Equity) em São Paulo.
Com recursos levantados junto a investidores institucionais e individuais, os fundos de private equity e venture capital compram empresas com o objetivo de acelerar seu crescimento e rentabilidade e, posteriormente, vender sua participação com lucro.
Em 2012, esses fundos captaram R$ 83 bilhões para fazer aportes em companhias no Brasil. O volume representa aumento de 31% em relação a 2011.
Desse total, 51% corresponde a capital de investidores brasileiros. Em 2011, a maioria (54%) dos recursos levantados era estrangeiro.
O setor que mais atraiu investimentos dos fundos no ano passado foi o varejo, com 23% do volume do capital aportado.
As indústrias de petróleo e gás e de incorporação e construção civil vêm em seguida, com 13%, cada uma, do volume total.
Em 2011, as empresas de infraestrutura atraíram a maior parte dos recursos, com 13% do total.
A opção de saída (quando o fundo se desfaz da participação da empresa) mais realizada no ano passado foi a venda de ações em bolsa ou IPO (abertura de capital), com 46% do total, segundo a pesquisa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar