Internet é aliada na escolha do presente

A poucos dias para a segunda melhor data para o comércio -o Dia das Mães-, uma boa opção para compras, sem dúvida, tem sido a internet, por conta da comodidade e praticidade. Entre as alternativas que encabeçam a lista de presentes dos filhos, de acordo com a Serasa Experian, estão roupas, sapatos e acessórios, que devem liderar as vendas, com 32% das expectativas. Em seguida estão os eletrodomésticos (16%), celular e smartphone (14%), perfumaria e cosméticos (13%) e flores (11%).
E os empresários deste setor estão confiantes, pois segundo levantamento realizado pelo e-bit, a expectativa é que o faturamento alcance R$ 950 milhões. Tradicionalmente, a data é a segunda maior em faturamento para todo tipo de comércio. Em 2011, o segmento faturou R$ 760 milhões com a venda de produtos nesta época.
Um dos sites que tem se preparado para atender a demanda de compras para o Dia das Mães é a Bemol Online. Segundo Márcio Lira, responsável pela loja, a empresa vai apostar na entrega. “Entrega é tudo em vendas pela internet, porque cliente gosta de receber sua compra com rapidez e por esse motivo estaremos fazendo entrega para a data até a noite, na véspera da comemoração”, informou.
Lira disse acreditar que entre os itens favoritos serão os eletrodomésticos linha branca, como geladeira, fogão e máquina de lavar. “Acredito que comparado a ano passado, o Dia das Mães deste ano será favorável ao e-commerce, porém não acontecerá um crescimento tão significativo, por conta do cenário econômico, as pessoas estão cautelosas na hora da compra”, considera.
Na Mobly (www.mobly.com.br), um dos maiores sites de vendas de móveis e utilidades domésticas do Brasil, o faturamento de dias normais deve ser superado em 30% neste período. Com crescimento de 400% ao mês, a loja virtual, que tem o objetivo de se tornar referência no setor, já começou a utilizar ferramentas de marketing para aumentar o desempenho das vendas para a data deste ano.

Vantagens na hora da compra

Adepta a compras online a funcionária pública Luciana Pereira conta que enfrentar o trânsito caótico e disputar estacionamentos dos shoppings são algumas das desvantagens que a fazem desistir de ir até uma loja física. Ela afirma que, desde a última semana, tem pesquisado nos sites de eletroeletrônicos um notebook para presentear a sua mãe. “Muitas lojas acabam fazendo promoções de última hora e quero aproveitar”, disse a consumidora, que no ano passado deu de presente um smartphone, também adquirido pela internet.
Luciana fala que a internet oferece uma gama de produtos muito grande e isso facilita a vida na hora de encontrar um produto que caiba no seu bolso e que tenha a característica que o consumidor quiser.
Já o universitário João Carvalho se adiantou e há dois dias comprou uma TV de LED para presentear a sua mãe. “Comprei e deve estar chegando por esses dias”, comemora o consumidor, que sempre busca estar por dentro das novidades nas lojas online de eletroeletrônico.
Carvalho ressalta que apesar das facilidades é preciso conhecer o gosto da mãe, pesquisar os preços e ficar de olho nos presentes que possuem utilidade. “Minha mãe é uma mulher vaidosa, mas não sei comprar maquiagem e cosméticos, então deixo isso para minha irmã, procuro dar para ela coisas que ela precisa como calçados, celular ou eletroeletrônico”, comentou.
De acordo com a Proteste (Associação de Consumidores) quem optar pela internet para fazer as compras deve ficar atento aos preços muito abaixo ao oferecido pela concorrência, o que pode ser fraude ou golpe. O consumidor deve avaliar a idoneidade da empresa ao consultar o cadastro de reclamação de entidades de defesa do consumidor e possíveis queixas nas redes sociais. As compras coletivas também são procuradas nestas datas comemorativas, mas cuidado com o prazo de vencimento dos cupons e também se o serviço comprado realmente irá atender suas necessidades.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email