Pesquisar
Close this search box.

‘Internet das coisas’ ganha mais formas

Um mercado que movimentará US$ 7,3 trilhões em apenas três anos e até US$ 300 bilhões em 2020. Essas são as previsões de duas das maiores consultorias do mundo, IDC eGartner, respectivamente, para a Internet das Coisas, conhecida também por IoT, da sigla da expressão em inglês, Internet Of Things. E não para por aí: Gartner e ABI Research estimam que em 2020 existam de 26 a 30 bilhões de dispositivos conectados à Internet de Todas as Coisas (Internet Of Everything), como também é chamada a nova onda tecnológica. Confira abaixo alguns produtos e projetos que demonstram o potencial da Internet das Coisas e comprovam que ela já está acontecendo:

Nest Learning Thermostat
Comprada recentemente pelo Google, a Nest tem um produto que é a cara da Internet das Coisas: um termostato inteligente. Basicamente, o que o Nest Learning Thermostat faz é aprender com as escolhas de temperatura do ambiente pelo usuário. Aos poucos, o Nest vai saber qual a temperatura que a casa deve estar pela manhã, durante o dia, e à noite.

Stir Kinetic Desk
Desenhada com o propósito de promover o movimento do usuário durante o dia de trabalho, a Stir Kinetic Desk é uma mesa que sobe e desce. Tal qual o termostato, ela aprende comportamentos do usuário e, ao longo do dia, se movimenta para tirar o trabalhador da mesma posição. A mesa vem ainda com um painel sensível ao toque que muda a posição da mesa, para trabalhar sentado ou de pé, com um simples toque duplo.

Skully Hemelts
Recentemente, a Skully Hemelts lançou um capacete que traz a tecnologia conhecida por Heads-Up Display (HUD), algo como tela livre de mãos. Na parte inferior direita do visor do capacete, uma pequena tela projetada no vidro mostra imagens da câmera traseira do capacete, que gira 180 graus, e instruções do GPS do smartphone. Conectado ao celular via Bluetooth, o sistema permite ainda que o usuário controle músicas, mande textos e faça ligações telefônicas.

Goji Smart Locker
Goji Smart Locker é uma fechadura inteligente que transforma o seu smartphone em uma chave para abrir a porta, uma vez que se conecta ao dispositivo por Wi-Fi e Bluetooth. Ele também é capaz de trancar a porta automaticamente, de mandar alertas a cada vez que a porta é destrancada, foto de quem está batendo na porta e criar chaves específicas para pessoas que precisam entrar na casa do usuário em determinado dia e hora. O dispositivo tem suporte 24 horas por dia para notificações de perda ou roubo do smartphone, caso necessário.

ToyMail
O ToyMail promete ajudar pais e mães a cuidar melhor de seus filhos. O pequeno dispositivo, que mais parece um brinquedo, funciona como uma caixa de entrada de mensagens. Conectado ao Wi-Fi de casa, ele recebe e envia mensagens. Para os pais enviarem uma mensagem, basta acessar o aplicativo e gravar. Assim que ela chegar, um alarme avisa a criança.

Mother Sense
O Mother Sense é mais de que um dispositivo, é um sistema de gerenciamento das atividades básicas de uma família. O Mother Sense traz um boneco que, conectado ao roteador da casa, se conecta aos Motion Cookie, sensores de movimento e temperatura que capturam dados das ações que o usuário decidir monitorar. Para acompanhar uma determinada atividade basta colocar um desses sensores em um equipamento essencial, como uma escova de dente. E por meio de um aplicativo é possível acompanhar a atividade dos usuários. Além disso, o dispositivo manda todo o tipo de alerta, seja no formato de notificações ou até mesmo de SMS.

T-Jacket
T-Jacket é um colete que, conectado ao smartphone dos pais por Bluetooth, é capaz de dar abraços na criança. Existem dois locais de pressão, nos ombros e na cintura, e até cinco níveis de pressão para os pais escolherem. Além disso, o dispositivo registra dados sobre a criança, quando ela está mais agitada ou mais relaxada, indicando inclusive qual foi a reação dela ao abraço à distância. Todas essas informações são enviadas por Wi-Fi ao aplicativo do T-Jacket e a rede social T.Cloud.

LG Smart Lamp
Lançada recentemente, a LG Smart Lamp é uma lâmpada inteligente que se conecta aos smartphones com iOS ou Android via Bluetooth e Wi-Fi.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar