Pesquisar
Close this search box.

Interior do Amazonas ganha investimento em saúde

Interior do Amazonas ganha investimento em saúde

Os municípios de Itacoatiara e Manacapuru, serão os novos campus que a Afya Educacional está abrindo no Amazonas. O ITPAC Itacoatiara e ITPAC Manacapuru – irão oferecer o curso de Medicina no âmbito do Programa Mais Médicos, do governo federal. A Afya Educacional se apresenta como o maior grupo de educação médica do Brasil. 

Ambas unidades são destinadas a oferecer exclusivamente o curso de Medicina. Vale lembrar que o Mais Médicos tem como proposta reduzir as desigualdades regionais na distribuição de vagas de graduação, levando a formação universitária aos municípios do interior e periferias das grandes cidades do Brasil, regiões carentes de cuidado de saúde. Vale destacar um outro grande benefício do Programa: fixar médicos nestas regiões. 

Para Luiz Cláudio Pereira, diretor de Ensino da Afya Educacional, a iniciativa faz parte da vertente da instituição que há 21 anos tem o compromisso com a interiorização da Medicina, levando educação médica de qualidade para todo o Brasil. “Com o Programa Mais Médicos, ampliamos a oferta de vagas de Medicina na região Norte, onde a concentração de médicos é uma das menores do país, além de proporcionar qualificação profissional para a população, mais prestação de serviços de saúde e novos investimentos para movimentar a economia local”. 

Para ele, o Brasil tem uma desigualdade na oferta de médicos. Enquanto em grandes metrópoles temos uma grande quantidade de médicos generalistas e especialistas, algumas cidades, especialmente as do interior do Brasil e das regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, não oferecem o mínimo recomendável de 1 médico para cada 1.000 habitantes.

Ele reitera que a entidade defende a interiorização das vagas de Medicina como forma de equilibrar esta desigualdade de formação de médicos e oferta de serviços de qualidade em localidades mais afastadas. “Hoje, cerca de 70% das faculdades e Centros Universitários da Afya estão nas Regiões Norte e Nordeste e já formamos mais de 10 mil médicos, capacitando-os a prestar serviços de saúde, fixando-os em suas regiões de origem e garantindo, com isso, atendimento médico em municípios remotos do país”. 

O grupo está no rol do ensino privado. De acordo com o edital do Programa Mais Médicos, cada unidade terá autorização para ofertar 50 vagas de Medicina por ano.

De acordo com Luiz Cláudio, os dois novos campos já estão prontos. Neste momento, o ITAPC Itacoatiara e o ITPAC Manacapuru passam pelo processo de análise da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) e pela Camem (Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas), ambos vinculados ao MEC. Após análise e autorização do Ministério da Educação, ambas instituições estarão aptas a abrir e realizar seu 1º vestibular para o curso de Medicina nas duas cidades.

Processo seletivo

A instituição busca docentes e profissionais para cargos administrativos para atuar nas duas faculdades. Ao todo, serão oferecidas 104 vagas, sendo 54 para docentes e 50 para o administrativo. Para as áreas administrativas, cada faculdade está com 25 vagas abertas.

Interessados em vagas administrativas devem encaminhar o currículo por e-mail para a instituição onde desejam atuar até 30 de setembro indicando a área de preferência no assunto da mensagem. Entre as vagas disponíveis estão: almoxarife, assistente de biblioteca, assistente de secretaria, auxiliar de serviços gerais, bibliotecário, diretor geral, pedagogo, psicólogo, porteiro , recepcionista, secretárias para área acadêmica, coordenação, direção, técnico de laboratório, entre outras. 

Os interessados deverão atender aos requisitos da função desejada e enviar currículo por e-mail.  ITPAC Manacapuru: [email protected] ITPAC Itacoatiara: [email protected]

Mais informações no www.afya.com.br e no http://ir.afya.com.br

Nota

A entidade  aproveita para compartilhar o posicionamento da Afya Educacional acerca de alguns golpes que estão acontecendo em Itacoatiara, ofertando bolsas de estudo da Afya e recebendo dinheiro em troca das mesmas:

“O Grupo Afya Educacional, por meio das suas subsidiárias ITPAC Itacoatiara e ITPAC Manacapuru, vem a público informar e esclarecer que está implantando nestes municípios um curso de Medicina através do Programa Mais Médicos. Este processo de implantação complexo tem diversas fases. Antes que o Ministério da Educação proceda o credenciamento do campus e a autorização do curso não haverá matrículas de estudantes. Nenhum agente está autorizado a falar em nome da instituição em matrículas ou bolsas antes da publicação destas autorizações no Diário Oficial da União”, diz a nota.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar