Intel inaugura fábrica para produção de ­microprocessadores de 45 nanômetros

A Produção de uma nova geração de microprocessadores para PCs, notebooks, servidores e outros dispositivos computadorizados teve início oficialmente na última quinta-feira, dentro da primeira fábrica para a produção de chips de 45 nanômetros (nm) de larga escala localizada em Chandler, Arizona.

Chamada de “Fab 32”, a fábrica de US$ 3 bilhões utilizará o inovador processo de 45nm da Intel, baseado na “reinvenção” da companhia em certas áreas dos transistores utilizados dentro de seus processadores para reduzir a dissipação de energia.

Os transistores de 45nm utilizam um material high-k baseado no Háfnio para a porta dielétrica e materiais metálicos para a porta e são tão pequenos que mais de 2 milhões deles caberiam dentro do ponto final dessa sentença. Milhões desses minúsculos transistores tornarão os processadores da Intel mais rápidos, mais eficientes no consumo de energia e livres de chumbo e de halógeno, que poderão ser utilizados em PCs, notebooks, servidores e em outros dispositivos eletrônicos de consumo e para a internet móvel com consumo ultra baixo, bem como em PCs de baixo custo. O primeiro dos processadores de 45nm da empresa deverá começar a ser produzido no dia 12 de novembro.

“A inauguração da Fab 32 no Arizona, no dia de hoje, é uma prova dos contínuos investimentos da Intel em nosso bem mais estratégico – a mais avançada e amigável ao meio ambiente rede de manufatura do mundo”, declarou o presidente e CEO da Intel, Paul Otellini. “A mágica de 45nm e o nosso novo design para transistores nos permite oferecer processadores de alto desempenho e com baixo consumo de energia para todos os segmentos de mercado, desde os mais poderosos servidores até uma variedade de dispositivos móveis”, concluiu.

Pioneirismo no setor

A Fab 32 é a sexta fábrica da Intel a utilizar wafers de 300mm e a segunda a produzir chips de 45nm. A Intel produziu processadores de 45nm pela primeira vez na sua fábrica do Oregon, denominada D1D, em janeiro e já está iniciando a produção em larga escala com a inauguração da Fab 32.

Outras duas fábricas de 45nm, utilizando wafers de 300mm, deverão ser inauguradas no próximo ano em Kiryat Gat, Israel (Fab 28) e em Rio Rancho, Novo México (Fab 11x). A utilização dos wafers de 300mm diminui o custo de produção por chip, ao mesmo tempo em que reduz a utilização geral de recursos.

A estrutura total da Fab 32 mede aproximadamente 300 mil metros quadrados, o que seria suficiente para a instalação de mais de 17 campos de futebol americano em seu interior. Mais de mil funcionários vão operar a fábrica nas funções de processo, automação, engenharia e técnicos seniores de manufatura.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email