Pesquisar
Close this search box.

Institutos de pesquisa elaboram carta de propostas para MCT

A Abipiti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica) reúne no próximo dia 27, em Brasília (DF), gestores dos institutos de pesquisa tecnológica (IPTs) de todo o país e de outras entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) parceiras.
O objetivo é discutir a gestão dessas instituições no âmbito do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e apontar os desafios e gargalos organizacionais nesse contexto.
Como resultado será construído um documento a ser entregue ao MCT e, de acordo com a presidente da Associação, Isa Assef, espera-se que o relatório subsidie políticas para o setor. “Nossa proposta é que o documento torne mais tangível as necessidades deste segmento como uma importante parte da tríplice hélice que alicerça o processo de inovação do nosso país”.
A pauta será construída no workshop dos gestores das EPDIs, dentro do Programa da Excelência na Gestão (PEG), realizado pela AbptiI, em parceria com a Finep. A meta do programa é apoiar a melhoria contínua do desempenho das EPDIs do país, por meio da aplicação dos fundamentos e dos critérios de excelência reconhecidos e utilizados mundialmente.
Na avaliação da presidente da Abipiti, o ambiente da CT&I tem apresentado grande dinamismo e importância para a competitividade e o desenvolvimento do país. Para manter e ampliar a sua dinâmica é preciso alcançar um novo patamar de conhecimento para as organizações que o compõem, permitindo que os atores que o integram participem ativamente de ações estratégicas.
“É fundamental trabalharmos para a definição de políticas públicas para os diferentes setores da economia, a alocação de recursos públicos, a promoção de estímulos à iniciativa privada para que canalizem seus investimentos em programas e projetos na área, visando ao desenvolvimento sustentável nacional”, completa.
Também na mesma semana, nos dias 28 e 29, a Abipti realiza a terceira capacitação do ciclo 2011 do PEG. A proposta do evento, em Brasília, é discutir os indicadores de desempenho, com vistas a gerar referencial comparativo para as EPDIs. A inscrição é gratuita e pode ser feita na página da Associação: www.abipti.org.br.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar