O Instituto TIM levará a escolas públicas de Manaus o projeto O Círculo da Matemática do Brasil. Desenvolvido pelos professores da Universidade de Harvard Bob e Ellen Kaplan, o projeto incentiva a participação alunos na construção do conhecimento matemático de forma lúdica, visando potencializar a aprendizagem da matéria em escolas públicas. As sessões são aplicadas como atividade extracurricular com grupos pequenos de alunos do 2º ao 4º ano do ensino fundamental.
Os educadores do projeto recebem capacitação prévia e participam de workshops com os professores Bob e Ellen Kaplan, que acompanham de perto a implantação do projeto no Brasil. Os educadores de Manaus participarão do workshop de capacitação em Porto Alegre (RS), que acontecerá entre os dias 6 e 10 de junho. Em seguida, darão início às sessões nas escolas públicas selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação.
O treinamento contempla uma imersão na abordagem educadora proposta pelo O Círculo da Matemática do Brasil, com uma série de atividades para estimular que as crianças se apropriem da disciplina. A metodologia contribui para que o aluno entenda que a matemática exige um processo de raciocínio e o convida a construir seu próprio conhecimento, incentivando a participação e a valorização do erro como um caminho para encontrar a resposta correta.
O projeto já beneficiou 14.644 alunos em 106 escolas de Aracaju (SE), Belém (PA), Brasília (DF), Duque de Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Além disso, foram realizadas formações com quase 300 professores de escolas participantes do projeto em São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Somente em 2014, os educadores deram mais de 14 mil aulas pelo projeto.
“Avaliamos que programas como O Círculo da Matemática do Brasil, que se apoiam em novas abordagens pedagógicas, são motores para o desenvolvimento do Brasil nas próximas décadas. Incentivar o gosto pela matemática e pelo conhecimento científico é um processo que deve começar na infância. Pesquisas demonstram que se a criança não conseguir assimilar o conteúdo básico da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental, levará a deficiência e o desinteresse pela disciplina ao longo de sua vida escolar”, explica Manoel Horácio, Presidente do Instituto TIM.
A iniciativa está alinhada com a missão do Instituto TIM, que visa criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência e inovação que promovam o desenvolvimento humano no Brasil. Criado em 2013, o Instituto norteia sua atuação por quatro princípios e estratégias: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico.
Instituto TIM traz ensino da matemática de Harvard para escolas públicas de Manaus
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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